Caixa Tem libera consulta ao abono salarial do PIS em 2022

De acordo com informações oficiais, consultas já podiam ser feitas. Agora elas podem acontecer também através do Caixa Tem

A Caixa Econômica Federal anunciou que os trabalhadores ganharam mais uma forma de consultar o abono salarial PIS. De acordo com as informações oficiais, o cidadão pode fazer isso a partir de agora através do aplicativos do Caixa Trabalhador ou mesmo do Caixa Tem. .

De acordo com a Caixa Econômica Federal, essa consulta poderá ser feita por meio desses dois aplicativos a partir desta terça-feira (1). A ideia é que neste primeiro momento, apenas as pessoas que fazem aniversário entre os meses de janeiro e junho. Agora, tais brasileiros já podem abrir as suas aplicações para realizar as consultas.

Além disso, eles também estão liberando essas consultas para os cidadãos que moram nas regiões afetadas pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais. Vale lembrar que esses estados ainda estão sofrendo as consequências dos temporais que mataram dezenas de pessoas nas últimas semanas. A Caixa não disse quando é que os outros usuários poderão receber o benefício.

Mas, para esses indivíduos existe ainda pelo menos uma expectativa de pagamento. Pelo que se sabe até aqui, a ideia é liberar essa consulta para os demais brasileiros que nasceram entre os meses de julho a dezembro entre o final deste mês de fevereiro ou início de março. Essas informações, no entanto, ainda precisam passar por uma confirmação oficial.

De qualquer forma, vale sempre lembrar que todos os trabalhadores já podem fazer essa consulta por outros meios. De acordo com o Ministério da Trabalho e da Previdência, já é possível fazer isso através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Além disso, há também a possibilidade de buscar essa informação ligando para o número 158.

Quem recebe o PIS

Para quem ainda não sabe, o abono salarial do PIS vai para os trabalhadores da rede privada que possuam assinatura na carteira de trabalho. De acordo com as informações oficiais, esse adicional começa a ser pago na próxima segunda-feira (8).

Como se sabe, os repasses acontecem de acordo com o mês de nascimento de cada um dos profissionais que têm esse direito. Vale lembrar que é importante ter trabalhado pelo menos durante um mês de 2021 para poder receber agora.

Cerca de 23 milhões de trabalhadores poderão receber esses abonos neste ano. Sendo que 22 milhões poderão pegar o PIS, e 1 milhão o PASEP, que é a versão desse complemento para os empregados da rede pública.

Público do PASEP

No caso dessas pessoas que irão receber o PASEP, é importante saber que o método de consulta é diferente. Eles podem fazer essa checagem através do site oficial do Banco do Brasil. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.

Para essas pessoas, os valores começarão a ser pagos a partir do próximo dia 15 de fevereiro. Ao todo, a Caixa Econômica Federal acredita que eles irão gastar algo em torno de R$ 21,8 bilhões com esses pagamentos este ano.

Vale lembrar também que o valor do PIS/PASEP vai variar de acordo com a situação de cada trabalhador. Quem trabalhou durante os 12 meses vai receber o salário completo. Quanto menos se trabalhou, menos se recebe de adicional agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.