Caixa oferecerá JUROS mais baixos no EMPRÉSTIMO CONSIGNADO do Auxílio Brasil

Presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, adiantou que a Caixa vai oferecer o consignado para usuários do Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal anunciou que vai oferecer o consignado para os usuários do programa Auxílio Brasil. A informação foi confirmada pela presidente do banco, Daniella Marques, durante um evento em São Paulo, nesta terça-feira (9). Ela também prometeu que o banco oferecerá uma das taxas de juros mais baixas de todo o mercado.

“O que eu posso dizer é que existe o compromisso da Caixa de que seja feito na menor taxa possível e que a gente praticará a menor taxa do mercado, respeitando os comitês e a governança do banco”, disse Marques. Na oportunidade, Daniella afirmou ainda que vai investir na questão da educação financeira para impedir que as pessoas contraiam mais dívidas com o consignado.

“A gente quer fazer um trabalho educativo muito grande para não gerar um estímulo ao endividamento das famílias”, disse Daniella no evento. A presidente da Caixa não deu datas para o início da liberação do crédito, que já foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na última segunda-feira (8), o chefe de estado esteve em um almoço com representantes da Federação Nacional dos Bancos (Febraban). Entre outros pontos, ele pediu para que os banqueiros não apenas liberem o consignado, como também apresentem uma taxa de juros mais baixa, para não prejudicar os mais vulneráveis.

Já se esperava que o pedido de Bolsonaro influenciasse a decisão de bancos como Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Entretanto, até aqui, o apelo não surtiu efeito em outras grandes instituições financeiras. Nesta semana, o Bradesco e o Itaú/Unibanco já anunciaram que não oferecerão o consignado.

Dicas para o consignado

Em regra geral, nenhum usuário do Auxílio Brasil é obrigado a solicitar o dinheiro do consignado. Dessa forma, a decisão final é sempre do cidadão. Diante disso, é importante que o indivíduo pense bem antes de escolher o que fazer.

De acordo com analistas, o consignado pode ser uma boa ideia para pessoas que precisam do dinheiro para fazer um investimento. Para quem precisa comprar um material de trabalho ou pagar um curso, por exemplo, o crédito pode ser uma boa opção.

Por outro lado, o consignado pode ser perigoso para pessoas que querem solicitar o dinheiro para pagar contas regulares. É preciso lembrar que as despesas seguirão chegando nos meses seguintes, ao mesmo passo em que o cidadão receberá os valores do Auxílio Brasil com descontos.

Auxílio Brasil

Em declaração nesta semana, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, voltou a dizer que o Ministério está trabalhando na regulamentação do texto. De qualquer forma, ele segue se recusando a dar uma data para a divulgação.

Informações de bastidores dão conta de que o Ministério estaria aguardando mais tempo para divulgar a regulamentação em uma data mais próxima das eleições deste ano. Assim, o presidente poderia colher mais frutos eleitorais.

Em entrevista para um podcast nesta semana, Bolsonaro disse que o ideal era não pedir o consignado. Entretanto, ele argumentou que o crédito pode ser importante para os cidadãos que precisam do dinheiro agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.