CADÚNICO realiza ATUALIZAÇÃO do sistema; veja como fazer

Cidades como Recife e Salvador vem registrando longas filas nos postos de atualização do Cadúnico nos últimos dias

Nos últimos dias, algumas cidades brasileiras registraram longas filas em postos físicos de atualização do Cadúnico. Quarteirões inteiros foram tomados por cidadãos que se dirigiram aos locais indicados pelas prefeituras. Boa parte dos indivíduos buscam serviços como inscrição ou mesmo atualização no sistema.

Uma das situações mais alarmantes acontece em Salvador. Na capital baiana, a última semana registrou longas filas na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). A mídia local aponta que vários dos cidadãos que se dirigiram ao local nem mesmo conseguiram atendimento por causa da alta demanda.

No Recife, a situação não é muito diferente. Na capital pernambucana, há relatos de longas filas na sede do próprio Cadúnico, localizada no Centro da cidade. Usuários que estavam na fila relatam também muita confusão com moradores locais, que chegam a arremessar cadeiras e objetos na fila ao reclamarem do barulho no local.

Em regra geral, a atualização no Cadúnico precisa acontecer ao menos uma vez a cada dois anos. No entanto, a dica é atualizar o sistema sempre que houver uma mudança estrutural na família. Mortes, nascimentos, alterações de endereço e até mesmo na renda per capita são informações que precisam ser atualizadas sempre que houver a necessidade.

O aumento nas filas em postos físicos no Cadúnico em boa parte das capitais brasileiras pode ser um indicativo de que a demanda pela entrada em projetos sociais está aumentando. Afinal de contas, ao menos uma parte das pessoas que estão indo aos locais, querem entrar em programas sociais do Governo Federal.

A fila de espera do Cadúnico

Com mais demanda, a tendência natural é que a fila de espera para entrada em projetos sociais também cresça. A lista reúne o nome das pessoas que cumprem todas as exigências de entrada para programas sociais, mas mesmo assim não conseguem receber nada.

Dessa forma, o fenômeno ocorre por conta da alegada falta de espaço no orçamento. Neste momento, dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam que quase 3 milhões de brasileiros estão nesta situação.

Com mais procura para entrada no Cadúnico, é provável que o tamanho da fila de espera cresça ainda mais nos próximos meses. De toda forma, o Governo Federal alega que conseguirá zerar a lista ao menos uma vez durante este segundo semestre.

A PEC dos Auxílios

O Ministério da Cidadania já conseguiu zerar a fila de espera uma vez este ano. O fenômeno aconteceu no último mês de janeiro, quando o Governo Federal conseguiu inserir mais de 3 milhões de pessoas no benefício de uma só vez.

Contudo, a fila não foi mais zerada depois disso. Dessa forma, ela voltou a crescer nos meses seguintes. Em caso de aprovação da PEC dos Auxílios, o Governo pretende inserir mais de 1 milhão de cidadãos na folha de pagamentos.

Aliás, o texto da PEC já foi oficialmente aprovado no Senado Federal. Agora, o plano dos apoiadores do Governo Federal no Congresso Nacional, é aprovar o texto na Câmara já nesta terça-feira (12). Logo depois, o documento ainda precisa passar pela sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.