Cadúnico: Governo enviará mensagens para atualização do sistema

Usuários que precisam atualizar o sistema do Cadúnico receberão mensagens do Governo Federal nos próximos dias

Usuários que estão com o sistema do Cadúnico desatualizado, começarão a receber mensagens do Governo Federal já nos próximos dias. O objetivo é fazer com que as pessoas atualizem os dados dos seus perfis o quanto antes, para evitar o bloqueio ou mesmo cancelamento dos programas sociais que recebem.

Nesta segunda-feira (16), o Ministério da Cidadania anunciou que quase 8 milhões de brasileiros precisam atualizar o sistema do Cadúnico em caráter de urgência. São cidadãos que atualizaram a lista pela última vez nos anos de 2016 e também de 2017. Para este grupo, o prazo para a nova atualização é o final deste ano.

Há ainda o caso das pessoas que precisam atualizar o sistema por causa de inconformidades nas informações prestadas. São cidadãos que passaram por alguma mudança estrutural na família e não inseriram os novos dados no Cadúnico. Eles têm até o final do próximo mês de julho para realizar o procedimento de atualização.

Em todos as situações, é possível confirmar como está a situação do seu Cadúnico através do app de mesmo nome. O aplicativo está disponível para download em celulares com sistema Android e iOS. O sistema é gratuito. Basta inserir as suas informações pessoais básicas e conferir se há necessidade ou não de uma nova atualização.

Segundo o Ministério da Cidadania, usuários do Auxílio Brasil que precisam atualizar o sistema receberão uma mensagem no extrato dos pagamentos. Quem recebe o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica também deverá receber as notificações através da própria conta de luz no final do mês.

Quando devo atualizar

Em regra geral, o Cadúnico deve ser atualizado sempre uma vez a cada dois anos. Assim, as pessoas que não atualizam o sistema há mais de 24 meses, precisam comparecer até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para realizar a atualização.

A dica para quem faz parte de programas sociais como o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional, por exemplo, é realizar a atualização pelo menos uma vez por ano, para evitar qualquer tipo de problema com o Governo Federal.

De toda forma, a primeira dica é atualizar o sistema sempre que acontecerem mudanças estruturais na família. Mortes, nascimentos, assinaturas de carteiras, demissões e mudanças na renda per capita são apenas alguns exemplos.

Cadúnico

O Cadúnico é uma lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Estima-se que pouco mais de 80 milhões de brasileiros possuam um perfil no sistema.

A entrada no Cadúnico faz com que o cidadão tenha mais chances de entrada em programas sociais como o Auxílio Brasil, o vale-gás nacional ou mesmo a Tarifa Social de Energia Elétrica. Além disso, projetos estaduais também podem usar as informações da lista.

Vale lembrar que a simples entrada no Cadúnico não garante automaticamente a presença em programas sociais. A lista apenas abre espaço para que o cidadão tenha mais chances de entrada em benefícios dos diferentes níveis de governo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.