Vale-gás pode aumentar de valor em junho? Entenda

Segundo informações do Governo Federal, vale-gás nacional não será pago em maio, e retornará a partir de junho

Os pagamentos do vale-gás nacional devem retornar no próximo mês de junho. O programa social que foi criado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda não tem um valor definido. Segundo informações do próprio Ministério da Cidadania, há a possibilidade de aumento nos repasses.

Ao contrário do que acontece na maioria dos programas sociais, o vale-gás nacional não possui um valor fixo todos os meses. Em regra, o Governo precisa pagar sempre ao menos a metade do preço médio do botijão de gás de 13kg. Em abril, por exemplo, todos os usuários receberam R$ 51 em suas contas digitais.

Para o mês de junho, ainda não há uma estimativa de valores. Afinal de contas, não é possível saber qual será o preço médio do botijão de gás na ocasião. De toda forma, a expectativa do Governo Federal é que a quantia não sofra uma grande alteração. Ele pode subir ou até cair um pouco em relação ao valor de abril.

Entretanto, há ainda outro ponto importante na história. Recentemente, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que abre caminho para uma ampliação no tamanho do vale-gás nacional. O texto ainda teria que passar pela Câmara dos Deputados e também pela sanção do presidente Bolsonaro para começar a valer de fato.

Caso o texto percorra todo o caminho legislativo e se torne uma lei antes dos próximos pagamentos, é possível que o vale-gás nacional seja maior no mês de junho. Até aqui, nada está confirmado. Segue valendo a ideia de que o projeto realizará repasses de pouco mais de R$ 50 a mais de 5 milhões de brasileiros.

Queda no número de usuários

Pela primeira vez desde o início dos pagamentos, o Governo aplicou uma queda no número de usuários do vale-gás nacional. Entre os repasses de fevereiro e abril, quase 200 mil brasileiros deixaram de receber o benefício.

O Ministério da Cidadania explicou que as causas para os cancelamentos são variadas, ou seja, cada bloqueio aconteceu por um motivo particular. Entretanto, a maioria deixou a folha de pagamentos por causa de informações inconsistentes.

Uma dica para evitar bloqueios e cancelamentos, é manter o Cadúnico atualizado com informações sempre verdadeiras. Assim, as chances de sair da folha de pagamentos do programa diminuem gradativamente.

Vale-gás

O Governo Federal iniciou os pagamentos do seu vale-gás nacional ainda no final do último mês de dezembro do ano passado. Inicialmente, apenas as pessoas que moravam em estados atingidos por fortes chuvas é que puderam receber o montante.

Desde janeiro deste ano, estima-se que pouco mais de 5 milhões de brasileiros tenham entrado na folha de pagamentos do benefício. Todos eles também fazem parte do Auxílio Brasil e acumulam os dois benefícios.

Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição direta para o vale-gás nacional. Como dito, basta manter o Cadúnico atualizado e esperar para que o Ministério da Cidadania selecione seu nome assim que uma nova vaga se abrir.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.