Vale-gás: Governo avalia todos os perfis do CadÚnico

De acordo com informações de bastidores, todos os perfis do Cadúnico estão sendo avaliados neste momento para o vale-gás

O Governo Federal deve começar dentro de mais alguns dias mais uma rodada de repasses do vale-gás nacional. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 5,4 milhões de pessoas deverão receber o benefício, que neste mês de janeiro vai ser R$ 52 para todos os beneficiários.

Essas informações já não são mais segredo para ninguém. O próprio Governo Federal  anunciou que conseguiu a liberação da quantia para fazer os pagamentos. O primeiro repasse, aliás, ocorreu ainda em dezembro do ano passado. Na ocasião, apenas os usuários que moram em regiões afetadas pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais puderam receber.

O que ainda não está oficializado é quem são essas pessoas que entrarão no projeto em questão. Mesmo com a proximidade dos pagamentos do programa, o Governo Federal ainda não fez esse anúncio. De acordo com relatos nas redes sociais, o app do Auxílio Brasil está mostrando instabilidade nos últimos dias.

O que se sabe mesmo é que neste exato momento o sistema do Governo Federal está analisando os perfis de todos os nomes que estão no Cadúnico. A partir dali, eles devem fazer uma espécie de triagem para escolher quem serão os 5,4 milhões que irão receber o vale-gás nacional a partir deste mês.

De acordo com o Ministério da Cidadania, todo esse sistema é informatizado e automático. Isso quer dizer portanto que existe um mecanismo que escolhe os nomes das pessoas que serão contempladas por este benefício. Esse processo está sendo realizado ainda neste momento, às vésperas das liberações.

Data da divulgação

Ainda não há uma data exata para a divulgação dos nomes que farão parte do vale-gás nacional. Todavia, segundo informações de bastidores, isso deve acontecer mais perto da data de pagamento.

De acordo com o calendário oficial do programa, a primeira liberação do ano deverá acontecer ainda no próximo dia 18 deste mês, para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

Quem tem direito ao vale-gás

De acordo com o próprio projeto do vale-gás nacional, possuem direito aos programas as pessoas que estão no Cadúnico. Além disso, é necessário ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Para o ano de 2022, estamos falando de um limite de R$ 606.

Além disso, possuem o dinheiro também os usuários que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São idosos de mais de 65 anos e pessoas com algum grau de deficiência física e/ou intelectual.

Quem vai receber

Contudo, ter direito ao vale-gás nacional não significa necessariamente que você vai receber o benefício. Pelo que se sabe até o momento, o Governo Federal baixou um decreto limitando ainda mais essas regras de seleção.

Agora, o que se sabe é que eles irão dar preferência para as pessoas que estão no Auxílio Brasil, que possuem as rendas per capita mais baixas e que fazem parte de famílias mais numerosas. Essas serão as prioridades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.