Cadastro Positivo: as informações que compõem o seu Score

As informações do Cadastro Positivo compõem a pontuação do seu Score. Confira mais informações sobre esse cadastro!

O Cadastro Positivo é um sistema que inclui de forma compulsória todas as pessoas que movimentam pagamentos, empréstimos e outras atividades financeiras, através do número do seu CPF.

Cadastro Positivo: as informações que compõem o seu Score

O Cadastro Positivo é opcional, porém, para se desvincular é necessário realizar um procedimento de envio de solicitação, por isso, a maioria das pessoas estão cadastradas.

Alteração ocorreu em 2019

Um sistema criado no ano de 2011 e alterado em abril de 2019 por meio da Lei Complementar nº 166, aderir ao Cadastro Positivo era uma opção, porém, atualmente, a opção é para se desvincular, por isso, se tornou um cadastro compulsório, já que funciona de forma automática.

Em suma, trata-se de uma ferramenta que cria um histórico relacionado ao crédito da pessoa física. São dados geridos por empresas relacionadas ao crédito, como o SPC Brasil, a Serasa Experian, a Boa Vista Serviços etc.

Ferramenta de análise de crédito

De forma sucinta, o cadastro objetiva facilitar as informações sobre o crédito para que as pessoas sejam avaliadas de forma facilitada. Tal como ocorre com o cadastro de inadimplentes, o popular “nome sujo”, o cadastro positivo funciona como um oposto, já que seria um cadastro de bons pagadores.

Sendo assim, o cadastro positivo é uma espécie de banco de dados que reúne informações sobre os seus pagamentos, considerando as contas de consumo, empréstimos, financiamentos, crediários, histórico com cartão de crédito, parcelamentos etc.

Histórico de pagamentos

O sistema do Cadastro Positivo informa o usuário sobre o histórico de pagamentos realizados e sobre as contas futuras. A partir das informações relacionadas, as empresas calculam uma pontuação dentro do conceito positivo de pagamento. 

Dessa forma, é possível que, ao consultar o cadastro positivo, o consultante obtenha informação sobre compras parceladas, limites adequados para o consumidor, as melhores condições de financiamento etc. Uma das ideias do cadastro positivo é melhorar as ofertas de crédito e a avaliação feita pela empresa.

Assim sendo, o cadastro positivo pode ser acessado por qualquer empresa ou banco que preste algum tipo de serviço relacionado ao crédito, como lojas de varejo, financeiras, prestadores de serviço etc. Sendo um fator importante para análise de risco dessas instituições.

Score

A pontuação visualizada no cadastro positivo é chamada de Score, que funciona como se fosse um número atribuído à confiabilidade do titular daquele CPF, no que tange ao controle de sua vida financeira, considerando o pagamento  das suas contas pessoais.

O Score é um tipo de pontuação que utiliza diversos fatores para o cálculo, como a renda, os pagamentos em dia, a quantidade de parcelas e outros detalhes sobre os compromissos financeiros do titular do CPF consultado.

A pontuação do Score é um dos fatores considerados pelas empresas

Dessa forma, o Score possui uma variação de 0 a 1.000, na qual, de forma sucinta, quanto mais próximo de zero, mais difícil se torna para que o titular do CPF obtenha crédito; ao passo que, quanto mais próximo de 1.000, o cliente é conceituado como um bom pagador.

Contudo, vale ressaltar que o Score não é um fator definitivo na análise de crédito, já que as empresas podem fazer uso de outros parâmetros de políticas internas para conceder o crédito solicitado. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.