AVISO MÁXIMO para os brasileiros que colocam o CPF na nota

Os brasileiros que colocam o CPF na nota, muitas vezes, têm esse comportamento de forma automática, mas, na prática, não se dá conta de quais são os benefícios que essa prática proporciona. Além disso, podem até ter dúvidas do que realmente acontece quando colocamos o nosso CPF em uma nota, depois da compra.

Quer saber mais sobre isso? Leia este conteúdo até o fim!

O que acontece quando colocamos o CPF na nota?

Muitas pessoas têm o hábito de colocar o CPF na nota, sem saber quais são as consequências dessa ação. Basicamente, essa atitude pode trazer uma série de benefícios para os consumidores. Isso porque o Fisco pode avaliar as questões relacionadas aos pagamentos de tributos, impedindo que determinadas empresas atuem de forma ilegal no mercado.

Dessa maneira, o CPF na nota fornece subsídios para que a justiça tributária seja mantida. Afinal, a sonegação de impostos pode criar problemas para o país, muito embora a intenção da pessoa que sonega não seja essa.

Porém, além dessa relação governamental, muitos estabelecimentos também têm oferecido descontos, brindes e “pontos” para os consumidores que colocam o CPF na nota. Isso faz com que o comportamento de consumo de determinadas marcas seja ainda maior e mais frequente. Afinal, o consumidor pensará duas vezes antes de trocar de varejista, sendo que o primeiro oferece brindes e descontos, não é mesmo?

Quais os benefícios de colocar o CPF na nota?

Afinal, quais são os benefícios que brasileiros que colocam CPF na nota podem obter? Basicamente, apresentamos alguns dos benefícios no tópico anterior. Agora, apresentaremos mais detalhes para você saber mais sobre o assunto:

  • Programa de fidelidade: Como vimos, brasileiros que colocam o CPF na nota podem ter acesso a programas de fidelidade disponíveis em alguns estabelecimentos, o que garante mais economia no fim do mês.
  • Restituição de impostos: Dependendo do tipo de serviço que está sendo adquirido, o CPF na nota pode ser uma peça-chave para a restituição de impostos, como no caso do imposto de renda. Se a pessoa tiver muitos gastos com a saúde, por exemplo, poderá usufruir desse benefício de restituição com base no seu consumo. E esse consumo só será considerado se houver o CPF da pessoa vinculado às notas.
  • Combate à sonegação fiscal: Ao solicitar que determinado estabelecimento faça a nota e inclua o seu CPF, automaticamente combate-se a sonegação fiscal. Afinal, sabemos que algumas empresas deixam de gerar NF para, simplesmente, reduzir os custos dos impostos. Porém, a prática é considerada crime. Portanto, pedir o CPF na nota pode inibir esse tipo de ação.
  • Garantia de troca de produtos: Se você comprou algum produto, pode ter mais facilidade na hora de trocá-lo (caso precise) se apresentar uma nota que contenha o seu CPF. Sendo assim, uma forma de reduzir burocracias.

Agora que você já sabe o que acontece com brasileiros que colocam CPF na nota e pôde entender os benefícios dessa prática, considere a possibilidade de incluir esse hábito na sua rotina de compras e assim usufruir das vantagens.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.