Brasileiros estão surpresos e chocados com vantagens de comer peixes

Você sabia que comer peixe nos deixa mais inteligentes? Isso se deve ao fato de que este alimento é capaz de proporcionar uma série de benefícios para a nossa saúde cerebral.

Por isso, ele é tão importante em dietas equilibradas e saudáveis, que não seja veganas ou vegetarianas – nesses casos, o ideal é conversar com um nutricionista para verificar maneiras de substituir o peixe na alimentação.

Neste texto, descrevemos três pontos importantes sobre as vantagens de se consumir peixe semanalmente. Não deixe de conferir!

Por que comer peixe nos deixa mais inteligentes?

Obviamente, o peixe, sozinho, não fará milagres na nossa saúde cerebral. Tudo depende da nossa rotina alimentar como um todo, e também da qualidade do sono e dos hábitos que colocamos em prática cotidianamente.

Por isso, tenha essa questão em mente antes de consumir muito peixe esperando resultados milagrosos, combinado? Até porque, a quantidade de alimento pode variar de pessoa para pessoa, e apenas “se encher” de pratos com peixe pode não ser o melhor caminho.

O ideal é sempre conversar com um nutricionista na hora de implementar um plano alimentar saudável. Dito isso, vejamos por que as pessoas dizem que comer peixe nos deixa mais inteligentes:

1. Nosso cérebro é majoritariamente formado por gordura

Você sabia que o nosso cérebro é majoritariamente formado por gordura? Pois é! Nos peixes, como no atum, encontramos uma gordura boa chamada de ômega-3. Essa gordura é indispensável para o funcionamento cerebral, pois ela auxilia na constituição da massa do cérebro. Logo, comer peixe nos deixa mais inteligentes pelo simples fato de auxiliar na manutenção da estrutura cerebral, promovendo mais robustez e saúde para ele.

2. Preserva o funcionamento dos neurônios

A mesma gordura que auxilia na manutenção da estrutura do cérebro é responsável por melhorar a conexão entre os neurônios. Basicamente, ela ajuda a formar a proteção dos axônios, que são um tipo de “fio condutor” dos impulsos elétricos que acontecem dentro do nosso cérebro.

Quando esses conectores não recebem nutrientes o suficiente para se manterem fortes e bem conectados, podemos começar a nos deparar com falhas nas funções cerebrais.

Em contrapartida, consumir peixe pode fortalecer essa área dos neurônios, promovendo mais agilidade para os nossos pensamentos e raciocínio.

3. Ajuda a proteger o cérebro contra o envelhecimento

Os peixes também são antioxidantes, o que previne o envelhecimento precoce das célula do corpo, inclusive das presentes no cérebro. Assim sendo, comer peixe nos deixa mais inteligentes porque protege a estrutura cerebral contra os danos que possam ser causados pelos radicais livres, por exemplo.

Qual o consumo ideal de peixe para ficar mais inteligente?

Na realidade, não existe um consumo que seja igual para todas as pessoas. Cada indivíduo tem um organismo único e com as suas próprias necessidades. Por isso, o mais prudente a se fazer é procurar um nutricionista para tirar a dúvida e, assim, investir em uma alimentação que seja saudável e eficiente. Caso contrário, corre-se o risco de consumir peixe demais ou de menos.

Lembre-se disso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.