Brasil gerou 328,5 mil empregos em fevereiro, mas ainda ficou abaixo do mesmo mês em 2021

Dados recentes que foram divulgados pelo Caged nesta terça-feira (29), apontaram que ao todo o Brasil registrou 2,01 milhões de contratações e 1,68 milhões de demissões no mês passado, o que acaba resultando em um saldo positivo de 328,5 mil novos empregos ao longo do último mês. 

Primeiramente, os dados que foram enviados pelo Ministério do Trabalho informam que nesta última terça-feira (29), o saldo de carteiras assinadas no Brasil representou uma queda no comparativo com o mesmo saldo de empregos que havia sido gerado em fevereiro de 2021, quando 397,5 mil empregos formais haviam sido criados.

Nas palavras do secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, Bruno Dalcolmo, já era esperado essa desaceleração no saldo de postos de trabalho. Sendo assim, mais do que natural que as empresas não continuassem no mesmo nível de produção e de contratações do que estavam, isso segundo as palavras do Ministro.

Último mês foi o mais positivo da série desde agosto de 2021

Ainda assim, o último mês foi o mais positivo em relação a geração de empregos desde agosto de 2021, mês em que as contratações haviam superado as demissões, precisamente em 383 mil vagas. Entre as regiões que se destacaram na abertura de novos postos de trabalho, a região Sudeste ficou em primeiro lugar, com 162.442 novos postos, seguido do Sul com 82.898 novas vagas.

Em janeiro deste ano, a abertura de vagas formais já dava uma mostra que estaríamos em um ano com um menor número de postos de trabalho. Vale ressaltar que ao longo de todo o último ano, foram criadas mais de 2,73 milhões de vagas com carteira assinada.

No comparativo dos números anteriores e pegando a relação com as vagas de trabalho que foram perdidas em 2020, ainda assim os analistas entendem que essa não é a forma mais adequada para se fazer uma análise, pois o Governo Federal decidiu alterar a metodologia.

Ministério do Trabalho e Previdência se mostram positivos para um aumento na criação de empregos

Ainda assim, de acordo com as previsões mais recentes do Ministério do Trabalho, foram criadas 478,9 mil vagas somente no acumulado dos primeiros dois meses do ano, um saldo que foi visto com euforia pelos ministros. No mesmo período, porém em 2021, o saldo de novos postos havia sido maior, mais precisamente de 651,8 mil empregos criados.

Após o resultado pra lá de positivo em fevereiro de 2021, a geração de novos postos de trabalho acabou desacelerando e assim se firmou pelo menos até agosto do último ano, quando uma melhora foi notada. Ao final do último mês, dessa forma o Brasil registrou um saldo de 41,2 milhões de trabalhadores que estão atualmente com carteira assinada.

Segundo os dados do Caged do último mês, os números mostram que foram criados empregos formais nas cinco principais categorias da economia brasileira. O maior aumento foi registrado no setor de serviços, seguido da indústria e bem de perto da construção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.