Brasil e Japão: acordo para o fomento do mercado regulado de carbono

O Brasil e o Japão assinaram o primeiro acordo bilateral para fomento do mercado regulado de carbono entre os dois países. Saiba mais!

O Brasil e o Japão assinaram o primeiro acordo bilateral para fomento do mercado regulado de carbono entre os dois países, destaca o Ministério do Meio Ambiente (MMA) através de recente divulgação oficial.

Brasil e Japão: acordo para o fomento do mercado regulado de carbono

Segundo destaca o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o objetivo é diminuir as emissões e contribuir para os objetivos celebrados na COP26. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), na última quarta-feira (13), foi celebrado um acordo bilateral entre o Brasil e o Japão com o objetivo de fomento ao mercado regulado de crédito de carbono

Projeto iniciado em 2021 – Artigo 6 do Acordo de Paris na COP26

Segundo informa o Ministério do Meio Ambiente (MMA), os países foram os primeiros a assinar um protocolo de intenções nesse sentido desde a aprovação do Artigo 6 do Acordo de Paris na COP26, realizada em Glasgow (Escócia), em novembro de 2021.

Redução de gases de efeito estufa e investimentos 

Além de reconhecerem o mercado de carbono como uma ferramenta fundamental de redução de gases de efeito estufa, os ministérios do Meio Ambiente do Brasil e do Japão enfatizam a importância da criação de oportunidades bilaterais de investimentos.

A sustentabilidade e a energia limpa

Dessa forma, elevando os investimentos em projetos verdes de tratamento de resíduos sólidos, com a finalidade de gerar energia limpa e diminuir as emissões de metano, contribuindo assim para que as nações cumpram seus objetivos anunciados durante a última conferência do clima, informa o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Novos mecanismos e incentivos sustentáveis 

Com base nessa ideia, os Ministérios irão promover troca de informações, boas práticas e experiências sobre os mecanismos do mercado para redução da emissão, além de incentivar os setores empresariais dos dois países a investir em projetos de mitigação de mudanças climáticas, ressalta o Ministério do Meio Ambiente (MMA) através de recente divulgação oficial.

A economia sustentável

É muito importante acompanhar as ações oficiais relacionadas às políticas públicas envolvendo temas atuais e importantes, como a sustentabilidade e a economia.

Esse tipo de acordo é extremamente benéfico para os países envolvidos, já que é uma maneira de apresentar projetos relacionados aos problemas que envolvem o meio ambiente, além de ser uma maneira orgânica de atrair novos empreendimentos e investimentos para os países, estimulando as empresas a modificarem processos.

Dessa forma, a gestão empresarial se torna sustentável e novas empresas se solidificam nos países que possuem esse valor tão importante na atualidade. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.