Agricultura: programa objetiva reduzir a emissão de carbono nas cadeias agropecuárias 

O Ministério da Agricultura apresentou um programa para reduzir a emissão de carbono nas cadeias agropecuárias. Saiba mais!

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou  um programa para reduzir a emissão de carbono nas cadeias agropecuárias, conforme informações oficiais. 

Agricultura: programa objetiva reduzir a emissão de carbono nas cadeias agropecuárias 

O seminário em Campo Grande (MS) debateu práticas que podem contribuir para a descarbonização da produção no Brasil, de acordo com as informações oficiais. Na última segunda-feira (6), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou o Programa Nacional de Cadeias Agropecuárias Descarbonizantes no Seminário de Iniciativas Descarbonizantes da Agropecuária Brasileira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 

Objetivo do programa

O objetivo do programa, que será lançado em breve pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é estimular as reduções voluntárias de emissões de gases de efeito estufa em cadeias e produtos agropecuários, por meio do uso de tecnologias sustentáveis de produção agropecuária, destaca a divulgação oficial.

Baseado em três eixos (mitigação, sequestro de carbono e captura e estocagem de carbono), o Programa irá reconhecer os produtores rurais brasileiros pelo trabalho que já vêm realizando para garantir a sustentabilidade dos produtos. 

Em 2021, o Brasil foi uma das nações que aderiram ao compromisso global para redução das emissões de metano durante a COP 26, em Glasgow, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento contou com a presença de autoridades públicas, acadêmicos, especialistas do setor privado, produtores e representantes da sociedade civil. 

Plano ABC+

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Plano ABC+ é a segunda etapa do Plano ABC, que foi realizado entre 2010 e 2020, e trouxe resultados para além do previsto, mitigando cerca de 170 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente em uma área de 52 milhões de hectares, superada em 46,5% em relação à meta estabelecida.

Com base em comprovações científicas, a atuação do ABC+ foi ampliada para reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas até 2030 a partir de oito tecnologias: recuperação de pastagens degradadas, sistema de plantio direto, sistemas de integração, florestas plantadas, sistemas irrigados, bioinsumos, manejo de resíduos da produção animal e terminação intensiva, informa a divulgação oficial.

Preservação do meio ambiente

Para avançar na conservação do meio ambiente enquanto produz, o foco é uma abordagem integrada da paisagem das áreas produtivas, o que consiste em olhar a propriedade não apenas como produtora de alimentos, mas levando em consideração toda a sua paisagem ao redor de forma sistêmica com o cumprimento ao Código Florestal; a saúde do solo; a conservação de água e de toda a biodiversidade, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Assim, a abordagem integrada ainda possibilita a valorização econômica dos serviços ambientais gerados pelos ecossistemas durante a produção agropecuária e também se presta ao equacionamento do ambiente rural, especialmente em relação ao ordenamento do território.

Os valores estabelecidos como meta para esta década são adicionais aos já atingidos pelo ABC, que devem ser mantidos, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.