Bolsonaro revela calendário completo de pagamentos do auxílio de R$400

Governo divulgou o calendário completo de todo o ano de 2022 para os repasses do Auxílio Brasil. Confira as datas

O Governo Federal está iniciando nesta terça-feira (18) os pagamentos turbinados do Auxílio Brasil. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, algo em torno de 17,5 milhões de pessoas irão receber o benefício agora em janeiro. O Planalto garante que ninguém vai pagar menos do que R$ 400.

O que se sabe até aqui é que esse pagamento vai seguir garantido pelo menos até o final deste ano de 2022. Tanto é que já existe até mesmo um calendário completo com todas as datas de repasses do programa até dezembro. Com a divulgação, agora todo usuário já pode saber quais são os seus dias de liberações até o final do ano. Veja:

Reprodução: Ministério da Cidadania

Como podemos ver, o Governo Federal vai seguir com a lógica de pagar o benefício sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. É isso o que está acontecendo agora neste mês de janeiro. Os primeiros repasses do ano acontecerão entre esta terça-feira (18) e o próximo dia 31, de acordo o calendário.

Essa lógica de se pagar o benefício sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês só não vale para dezembro. Neste caso, o que vai valer é a contagem até antes do natal. Então os pagamentos no último mês do ano acontecerão nos 10 últimos dias úteis antes da véspera de Natal. Isso não é uma novidade, pois acontecia também no Bolsa Família.

Outro ponto que não mudou foi a questão da divisão dos usuários. Segue valendo a lógica de se dividir as pessoas de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS). Nesta terça-feira (18), por exemplo, é a vez daqueles que possuem o NIS terminando em 1. Na quarta-feira (19) vai ser o momento daqueles que terminam em 2.

Quem pode receber o Auxílio Brasil?

De acordo com as regras gerais do programa, as exigências para se fazer parte do Auxílio Brasil não são muito diferentes daquelas que víamos no Bolsa Família. Neste sentido, pouca coisa mudou nessa situação.

Segue valendo a lógica da exigência do Cadúnico. Quem não está nesta lista, não vai poder receber o Auxílio Brasil. Além disso, é preciso obedecer aos limites de renda que eles exigem para participar do benefício.

Quem está em situação de extrema-pobreza e está no Cadúnico tem direito ao programa. Quem está em condição de pobreza também pode receber desde que more com uma gestante ou pelo menos um menor de 21 anos de idade.

Vale lembrar que o simples cadastro no Cadúnico não garante o recebimento do benefício. Além de seguir todas as regras, o cidadão precisa esperar para saber se vai ser selecionado pelo sistema automatizado do Ministério da Cidadania ou não.

Calendário também serve para o vale-gás nacional

É importante dizer também que esse calendário de pagamentos também serve para os repasses do vale-gás nacional. Então os usuários deste programa começam a receber o dinheiro também nesta terça-feira (18).

A única diferença entre o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional é que o primeiro deverá fazer pagamentos todos os meses até o final deste ano. Já o segundo é bimestral e deve fazer liberações apenas a cada dois meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.