Vale-gás: Governo começa pagamentos. Veja quem recebe nesta terça (18)

Governo Federal começa nesta terça-feira (18) os pagamentos do vale-gás nacional para cerca de 5 milhões de brasileiros

O Governo Federal começou oficialmente nesta terça-feira (18) os pagamentos do seu vale-gás nacional. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, algo em torno de 5,4 milhões de brasileiros devem começar a receber os primeiros repasses do novo benefício nos próximos dias.

Vale lembrar que os pagamentos do vale-gás nacional acontecem obedecendo ao mesmo sistema de calendário do Auxílio Brasil. Então as datas são basicamente as mesmas neste mês de janeiro. Os repasses irão começar nesta terça-feira (18) e seguirão até o próximo dia 31 de janeiro.

Nesta terça-feira (18), os pagamentos do programa irão acontecer para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1. São os primeiros brasileiros a receberem esse benefício neste ano de 2022. Para fazer a movimentação, basta usar o aplicativo Caixa Tem.

Ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, esses cidadãos também podem movimentar essa quantia através dos cartões do Bolsa Família ou mesmo do Auxílio Brasil. Basicamente as formas de uso do dinheiro são as mesmas para os dois programas. Então a maneira que você usar para mexer  em um, vale também para o outro.

O vale-gás nacional começou a ser pago ainda no último mês de novembro. Porém, naquele primeiro momento os repasses foram apenas para as pessoas que moram em regiões atingidas pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais. A partir de agora, o pagamento passa a ser para o público em geral.

Quem tem direito ao vale-gás

De acordo com as informações da própria lei do vale-gás, possuem direito ao programa as pessoas que estão no Cadúnico. Mas além disso, é preciso respeitar os limites de renda, que é de no máximo meio salário mínimo (R$ 606).

Ainda de acordo com essas regras, pessoas que estão no Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem receber. São idosos com mais de 65 anos e cidadãos com algum grau de deficiência física e/ou intelectual.

Mas é preciso entender que nem todo mundo que tem direito vai poder receber o benefício. O Governo Federal baixou um decreto limitando ainda mais esse grupo. A tendência é que apenas usuários do Auxílio Brasil possam pegar esse dinheiro.

Não fui selecionado agora, posso receber depois?

Sim. Quem não conseguiu entrar nesta lista de selecionados do Auxílio Brasil para este mês de janeiro vai poder entrar depois. Pelo menos a ideia é que essa pessoa passe a ter pelo menos uma chance de entrada.

Acontece que o plano do Governo Federal é realmente fazer com que o número de usuários do programa passe a crescer aos poucos. Esse crescimento não deve ser rápido. A ideia é fazer isso muito gradativamente.

De qualquer forma, o importante é saber que o vale-gás é um programa volátil. Isso significa que todos os meses novas pessoas terão a chance de fazer parte do projeto. Pelo menos é isso o que o Ministério da Cidadania está prometendo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.