Bolsonaro promete reajuste para policiais federais

De acordo com o Presidente, Governo está em negociação para liberar um reajuste salarial para os profissionais federais

O Governo Federal está neste momento em fase de negociação para um possível reajuste para os policiais federais. Quem disse isso foi o próprio Presidente Jair Bolsonaro durante uma declaração no início desta semana. De acordo com ele, as conversas estão acontecendo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ainda de acordo com o Presidente, algumas categorias seriam atendidas por esse reajuste. Inclua aí os profissionais que trabalham na Polícia Rodoviária Federal (PRF), na própria Polícia Federal (PF) e no Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Todos esses trabalhadores passariam a ter o aumento já em 2022.

“Temos que valorizar vocês (policiais federais) também, não podemos ficar apenas nos discursos e nas promessas”, afirmou o presidente. “A questão de recursos (para o aumento do salário) para vocês, a parte humana, se Deus quiser, hoje à tarde a gente resolve”, disse ele ainda na última segunda-feira (13).

De lá até aqui, Bolsonaro não tocou mais nesse assunto. Então não se sabe ao certo o que pode ter acontecido nessa reunião. De acordo com informações de bastidores, uma ala do Governo Federal está fazendo pressão para que o chefe do executivo anuncie esse aumento no salário ainda neste ano.

Vale lembrar que a ala da segurança foi uma das bases de apoio ao Presidente Jair Bolsonaro nas últimas eleições. De acordo com informações de bastidores, ele está agora tentando se aproximar mais uma vez dessa ala do eleitorado. O Governo, no entanto, alega que o possível reajuste não está acontecendo por razões eleitorais.

Custos

Nada disso sai de graça para os cofres públicos. De acordo com as estimativas do próprio Governo Federal, a ideia de reajustar o salário dos servidores públicos vai acabar custando algo em torno de R$ 2,8 bilhões em pleno ano eleitoral.

Além disso, o Presidente também quer trabalhar na questão da reestruturação das carreiras da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária e do Depen. Junto com o reajuste, a despesa vai para R$ 11 bilhões se contarmos até 2024.

Último aumento

Vale lembrar que esse é um assunto sensível para o Presidente Jair Bolsonaro. De acordo com informações de bastidores, membros do Palácio do Planalto estão temendo que o partido acabe perdendo o apoio nessa ala da segurança pública.

O último reajuste para esses servidores aconteceu ainda em 2019. Só que na ocasião quem deu esse aumento não foi o Presidente Jair Bolsonaro e sim o ex-Presidente Michel Temer. Então essa ala do Governo teme que o atual chefe de estado não deixe sua marca nessa área.

Ministério vai conceder reajuste para os policiais

De acordo com informações de bastidores, o Ministério da Economia já teria feito as contas e já decidiu que vai ser possível pagar o aumento para esses servidores em 2022. A informação também foi confirmada pelo jornal Folha de São Paulo.

O Ministério deverá enviar o documento explicitando esse gasto para o próximo ano. Só que no momento eles ainda não irão explicar quais categorias serão contempladas. Quanto a isso, o Governo deve seguir fazendo um certo mistério.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.