Bolsa Família: quem recebe o 13º do programa ainda nesta semana

De acordo com as informações oficiais, mais três grupos devem receber o 13º do Bolsa Família ainda nesta semana

O Governo do estado de Pernambuco está seguindo nesta semana com os pagamentos do 13º salário do antigo Bolsa Família. De acordo com as informações oficiais, cerca de 1,2 milhão de pessoas estão tendo o direito de receber o benefício em questão. A ideia é que eles usem o mesmo calendário do Auxílio Brasil.

De acordo com as informações oficiais, nesta quarta-feira (16) é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 3. São brasileiros que estão também no Auxílio Emergencial do Governo Federal. De modo que esses cidadãos podem receber os dois programas de uma só vez.

Ainda nesta semana, o poder executivo deverá seguir com os repasses para mais dois grupos. O calendário detalhado está disposto abaixo.

QUARTA-FEIRA (16): pessoas que possuem o NIS terminando em 3
QUINTA-FEIRA (17): pessoas que possuem o NIS terminando em 4
SEXTA-FEIRA (18): pessoas que possuem o NIS terminando em 5

Logo depois, o Governo do estado de Pernambuco vai dar uma pausa nesses repasses para todos os usuários. De acordo com o calendário oficial de pagamentos, as liberações voltam já na segunda-feira (21) seguindo sempre o calendário oficial do Auxílio Brasil. Não há portanto nenhuma diferença.

De acordo com informações do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, a ideia é pagar R$ 150 para todos os usuários do programa em questão. Em tese, eles deveriam ter recebido isso ainda no final do ano passado. No entanto, isso não aconteceu e eles decidiram liberar agora em fevereiro de forma retroativa.

Não sou de Pernambuco

Como se sabe, esse 13º do Bolsa Família é um dinheiro que está indo apenas para as pessoas que moram em Pernambuco. Trata-se de um programa de caráter estadual que não foi pago no final do ano passado, mas que está sendo pago agora.

De qualquer forma, é sempre importante lembrar que outros estados podem ter projetos semelhantes. Se você não é de Pernambuco, a dica é entrar em contato com o Governo da sua unidade da federação para saber se algo semelhante acontece por aí.

Do ponto de vista federal, não há previsão de pagamento do 13º salário nem do Bolsa Família e nem mesmo do Auxílio Brasil. Pelo que se sabe até aqui, o Palácio do Planalto não tem nenhuma indicação que que vá fazer isso.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou a fazer pagamentos do Auxílio Brasil no final do último mês de novembro. De acordo com o Ministério da Cidadania, apenas os usuários que estavam no antigo Bolsa Família é que puderam pegar essa quantia naquele primeiro momento.

Isso mudou com a chegada de 2022. Tomando como base os números do Ministério da Cidadania, cerca de 3,5 milhões de pessoas entraram no projeto desde o dia 1 de janeiro deste ano. Isso teria sido suficiente para manter a fila zerada.

Mas o fato é que estima-se que mais gente poderá precisar do programa nos próximos meses. O Governo está alertando desde já que não vai fazer pagamentos retroativos e nem de 13º salário para os usuários novatos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.