Bolsa Atleta: governo divulga lista oficial de contemplados de 2022

Segundo informações do Ministério da Cidadania, 99,74% dos contemplados no Bolsa Atleta não tem qualquer patrocínio

Pouco mais de 6,3 mil atletas brasileiros foram selecionados pelo Governo Federal para receber o chamado Bolsa Atleta. A divulgação da lista com os beneficiários foi divulgada pelo próprio Ministério da Cidadania nesta segunda-feira (18). Esportistas Olímpicos e Paralímpicos foram escolhidos para o projeto.

O programa Bolsa Atleta deste ano, na verdade, refere-se aos feitos esportivos que os atletas tiveram ainda no último ano de 2021. São os resultados obtidos naquele momento que definiram os selecionados para a lista que foi divulgada esta semana. Qualquer cidadão já pode consultar o resultado final da seleção.

Ao todo, o Governo Federal selecionou 6.374 atletas contemplados com o edital do Bolsa Atleta de 2022. A decisão da seleção já foi publicada oficialmente no Diário Oficial da União (DOU). O Ministério da Cidadania afirma que 99,74% dos beneficiários do projeto afirmam que não possuem nenhum tipo de patrocínio extra.

O documento publicado oficialmente prevê pagamentos para atletas de algumas categorias. Entre os olímpicos e paralímpicos são 241 selecionados. Na categoria internacional são 845; 4.755 na classe nacional e 292 na base. Além disso, ainda há a categoria estudantil. O Governo afirma que 241 foram habilitados nesta área.

Ao todo, 3.548 homens e 2.826 mulheres foram selecionados para o recebimento do benefício. O Governo pretende gastar pouco mais de R$ 82,8 milhões com os repasses nos próximos meses, com objetivo de que os atletas utilizem o dinheiro para tentar melhorar ainda mais os seus desempenhos nos treinamentos e nas competições oficiais.

Queda no número

Esta foi a primeira vez desde 2017 que o número de contemplados pelo sistema do Bolsa Atleta caiu. De acordo com dados do próprio Ministério da Cidadania, no biênio de 2020 e 2021, o número de atendidos foi de 7.248.

Já em 2022, a quantidade de contemplados é de 6.374 em números exatos. O Governo Federal não explicou o motivo da queda, mas ressaltou que o número atual é o terceiro maior da história do programa social até aqui.

O atleta que precisa tirar dúvidas sobre o benefício, pode enviar uma mensagem para o Whatsapp (61) 99321-0015. Esse é o canal criado pelo Ministério da Cidadania para que o esportista esclareça alguns pontos que possam estar confusos neste momento.

Além do Bolsa Atleta

O Governo anunciou a liberação da lista do Bolsa Atleta, no mesmo momento em que segue com os pagamentos de alguns dos seus programas sociais. Nesta terça-feira (19), por exemplo, há repasses sendo realizados.

Quem faz parte do Auxílio Brasil e possui o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 3, já pode movimentar a quantia da sexta parcela. Segundo a Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.

Além disso, o Governo também segue nesta semana com as liberações do vale-gás nacional. O Ministério da Cidadania afirma que pouco mais de 5 milhões de pessoas estão dentro da folha de pagamentos do benefício neste momento.

O Governo Federal ainda pretende anunciar novidades sobre projetos sociais nas próximas semanas. Alguns dos temas estão sendo discutidos em reuniões com o Ministério da Cidadania.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.