Rede de contatos profissionais: Entenda a importância e como fortalecer

Uma boa rede de contatos profissionais pode abrir diversas portas no mercado corporativo. Isso decorre do fato de que os contatos também têm ligação com outros profissionais, o que forma uma verdadeira “bola de neve” nessa rede, viabilizando a troca com diversos tipos de pessoas, de cargos distintos.

Isso tudo faz com que você seja visto, procurado, reconhecido, etc. Por isso, neste texto trouxemos algumas considerações sobre o networking. Acompanhe e saiba mais!

Qual a importância de uma boa rede de contatos profissionais?

Como mencionamos acima, a rede de contatos profissionais é capaz de ligar você a diversas pessoas diferentes. Isso viabiliza a abertura de muitos caminhos profissionais. As pessoas podem lhe procurar mais, solicitar os seus serviços com mais frequência e até lhe recomendar para algumas vagas e oportunidades.

Desse modo, trabalhar a sua imagem visando fortalecer a sua rede de contatos profissionais é um bom caminho, e a seguir lhe damos algumas dicas para isso.

Como fortalecer a sua rede de contatos profissionais?

Existem algumas estratégias online e offline que servem de base para fortalecer a sua rede de contatos profissionais. São elas:

1. LinkedIn

No LinkedIn você pode fortalecer o seu contato com outros profissionais de uma forma muito efetiva. E nem estamos dizendo isso com base na ideia de gerar conteúdo de fato, mas sim, com relação à sua interação dentro da plataforma.

Por exemplo, você pode comentar o conteúdo de outras pessoas, compartilhar materiais que encontrou na internet, participar de grupos, entre outras ferramentas muito interessantes.

Outro ponto é fazer conexões e seguir outros usuários, de uma forma que você seja visto e ainda tenha a oportunidade de saber mais sobre o que as pessoas estão dizendo sobre o mercado de trabalho.

Tudo isso impulsiona a sua rede de contatos e ainda lhe ajuda a se manter ativo e presente.

2. Eventos da área

Participe de eventos online e offline da sua área de atuação. Quanto mais você participa e interage com outras pessoas, mais influente vai se tornando na sua área de especialização.

Por isso, comece a participar mais do que tem acontecido à sua volta e, ainda, aproveite para aprender muita coisa nova com as outras pessoas.

3. Reuniões na empresa

As reuniões na empresa também podem ser um bom momento para fortalecer a rede de contatos profissionais, especialmente se você se reúne com outros setores de atuação. Porém, para que isso aconteça de verdade, procure se mostrar mais ativo durante essas conversas.

Dê ideias, traga dados, prepare uma apresentação e fuja da zona de conforto nesses momentos. Isso irá fazer com que você se destaque da multidão!

4. Redes sociais de forma geral

Use as suas redes sociais, de forma geral, para fortalecer a sua rede de contatos profissionais! Adicione pessoas influentes, produza conteúdo, participe de grupos e fóruns e mostre-se. Assim você irá ser visto, procurado, comentado, etc.

Tudo isso pode servir de base na hora de encontrar a oportunidade perfeita que, no campo offline, talvez nunca fosse encontrada.

Boa sorte no seu desenvolvimento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.