Benefícios do Open Banking e informações sobre as instituições financeiras participantes 

Entenda quais são os benefícios do Open Banking e saiba mais informações sobre as instituições financeiras participantes. Veja mais!

Open Banking Brasil – entenda o sistema financeiro aberto

O Open Banking, também chamado de sistema financeiro aberto,  é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central, conforme definição do próprio BC.

Além disso, o site oficial do sistema reforça que um dos propósitos do Open Banking é tornar o sistema financeiro e de pagamentos mais acessível para a população brasileira. 

Desenvolvimento de novas plataformas e soluções no mercado

Sendo assim, o BC informa que espera-se que a implementação do ecossistema estimule o desenvolvimento de novas plataformas e soluções no mercado, aprimore a qualidade dos meios de acesso já existentes e reduza custos de produtos e serviços financeiros para a população. Isso trará benefícios para a cidadania financeira, favorecendo a inclusão de quem ainda não é bancarizado.

Benefícios do Open Banking

Segundo informações do BC, com o compartilhamento de informações entre bancos e demais instituições participantes vai ficar mais fácil saber quais são os produtos e serviços oferecidos e compará-los. Novos modelos de negócio surgirão, com foco em uma experiência segura, ágil e conveniente para você.  Isso vai deixar o mercado mais competitivo e ajudar na inclusão e na educação financeira da população.

Além disso, o BC ressalta que você poderá também compartilhar suas informações pessoais com a instituição que você quiser, desde que ela também seja participante do Open Banking.

Com isso, você poderá ter acesso a diversas soluções que serão desenvolvidas por essas instituições participantes, a exemplo de gerenciadores financeiros, que poderão ajudar no seu planejamento familiar ou de sua empresa, reforça o Banco Central do Brasil.

Ambiente seguro para o cliente

O BC informa que, com a permissão de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes.

No entanto, o Banco Central ressalta que todo esse processo é feito em um ambiente seguro e a permissão de dados compartilhados entre bancos, fintechs, carteiras digitais e outras instituições é feita pelo cliente. Ao passo que pode ser cancelada em qualquer momento. 

Instituições financeiras participantes 

As maiores instituições financeiras do país possuem a obrigação de participar do Open Banking obrigatoriamente, enquanto as menores podem aderir voluntariamente, já que esta é uma regra do BC. Sendo assim, o BCB classifica o sistema. Dessa forma, ficam obrigados a entrar para o sistema os grandes e médios bancos classificados como S1 e S2. 

Conforme define o BC, o S1 diz respeito ao porte igual ou superior a 10% do PIB ou com atividade internacional relevante, ao passo que o  S2 se refere ao porte entre 10% e 1% do PIB. Como ocorre com os bancos tradicionais, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú, Bradesco e Santander.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.