Benefícios da natação: Conheça as vantagens desse exercício!

Os benefícios da natação envolvem diversos músculos do corpo, nos deixando mais fortes, dispostos e condicionados. Além disso, é considerado um exercício excelente para quem possui alguns tipos de limitações, como dores ou problemas nas articulações.

Você pode usufruir das vantagens dessa prática através de uma rotina de treinos que varia de 2 a 3 vezes por semana, com 30 minutos em cada treino.

Quais os benefícios da natação?

Os benefícios da natação são inúmeros e se envolvem com vários aspectos da nossa saúde. São eles:

1- Fortalece as articulações e os ligamentos

Com a natação é possível manter as articulações mais saudáveis, assim como os ligamentos do corpo. Em consequência disso, você sente o seu corpo muito mais flexível e forte, além de que a sua postura também melhora. Justamente por isso que a natação é tão indicada para idades mais avançadas.

2- Queima muitas calorias

Quando estamos submersos na água, nossos músculos precisam investir uma maior carga de energia para desempenhar seus movimentos. Em decorrência disso, temos um gasto calórico muito maior, tornando a natação uma aliada do emagrecimento saudável.

3- Diminui os níveis de estresse e ansiedade

A natação também é indicada para pessoas que sofrem com crises de ansiedade e estresse, devido à capacidade de promover sensações de bem-estar e prazer durante os treinos. Você se sentirá muito mais leve, descarregando efeitos cerebrais envolvidos com a serotonina e a endorfina, que são responsáveis pelas sensações positivas que sentimos.

4- Melhora a sua capacidade cognitiva

Por conta de ser um exercício que eleva expressivamente a velocidade da circulação sanguínea, levando mais nutrientes e oxigenação para o cérebro, a natação também é capaz de impactar na sua capacidade cognitiva, de memória, concentração e foco.

5- Melhorar a capacidade respiratória é um dos benefícios da natação

Enquanto estamos nadando e mergulhando, temos que ter uma maior concentração na forma como respiramos, para garantir o bem-estar e o bom desempenho nos treinos. Por conta disso que a natação é uma forte aliada no processo de equilíbrio respiratório e eleva as sensações de tranquilidade no dia a dia.

6- Desenvolve diversos músculos do corpo

Diferente do que acontece nos treinos de musculação, na natação é que você estará trabalhando diversos músculos ao mesmo tempo. Tudo isso com baixíssimas chances de desencadear algum tipo de lesão ou efeito colateral.

7- Alongamento eficiente

Este é, sem dúvidas, um dos melhores benefícios da natação: o alongamento eficiente! Ao estendermos nosso braço para nadar, estamos nos alongando desde as mãos, até os pés, melhorando a nossa flexibilidade, postura e equilíbrio.

8- Equilibra o peso corporal

Por fim, como mencionamos anteriormente, a natação é um exercício que investe um grande gasto energético e calórico e, por conta disso, auxilia no equilíbrio do peso corporal. Ao considerar isso, se você busca uma prática prazerosa e que lhe ajude a emagrecer, invista nessa possibilidade!

Com uma prática recorrente você terá efeitos incríveis no seu corpo, organismo, metabolismo e saúde de maneira geral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.