Benefícios da diversidade e inclusão nas empresas

As empresas podem ganhar muito com essas práticas

Na contramão do avanço tecnológico nas empresas está a falta de espaços e pluralidade no setor. Ou seja, de diversidade e inclusão em muitas corporações, até mesmo nas multinacionais.

A fundadora da {reprograma}, startup social que ensina programação para mulheres em vulnerabilidade, Mariel Reyes Milk, explica que fomentar a igualdade e equidade em um ambiente de trabalho é essencial, pois possibilita a criação de espaços onde diferentes gêneros, crenças, etnias e ideias convivam em um só lugar.

Reyes cita seis benefícios quando as empresas adotam a diversidade em sua cultura organizacional:

  1. Pessoas com realidades distintas podem compartilhar conhecimentos.
  2. Novas ideias são geradas.
  3. Cria-se laços com todos da equipe.
  4. Promove o crescimento das empresas, aumentando a lucratividade.
  5. Aproximação de vários indivíduos, que ocupam diferentes camadas sociais,
  6. combatendo o preconceito que ainda permeia a sociedade.

Mulheres na área de T.I

Ainda existe um abismo que separa o número de profissionais mulheres em relação aos homens: um em cada cinco profissionais da área de T.I é mulher e apenas 12% dos cargos de liderança são ocupados por elas, de acordo com uma pesquisa da KPMG e a Harvey Nash.

“É fundamental não só trazer mais mulheres para a área de tecnologia, mas também trazer a diversidade dentro desse grupo. Há uma necessidade de criar espaços que atendam às demandas de diferentes pessoas das diversas camadas da sociedade, integrando mulheres negras, trans, travestis, mães solteiras e periféricas”, explica Reyes.

De acordo com a CEO da {reprograma}, no campo das empresas, é necessário criar heterogeneidade – diversidade e homogeneidade – igualdade, em sua estrutura e promove uma cultura que abrace a todos, sem os diferenciar, seja por uma linguagem apropriada e oportunidades iguais, dando a todos as mesmas condições e os fazendo se conectar uns com os outros.

E então, gostou das dicas?

Não deixe de ler também – A Construção do Currículo no Direcionamento de Sua Carreira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.