Questão comentada sobre Barroco, da FCC

No estudo para concursos e vestibulares é preciso estudar a teoria, mas também colocar em prática o que foi aprendido. Responder a questões de provas anteriores ajuda o estudante a fixar o que ele estudou. 

Por isso, apresentamos abaixo uma questão comentada da banca FCC sobre a literatura barroca no Brasil. Confira!

Questão – FCC

Barroco(BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2000, p.34-35)

Do texto, infere-se sobre o “Barroco mineiro” que a partir da:

(A) segunda metade do século XVII, é marcado um estilo colonial-barroco nas artes plásticas e na música, que só se tornou uma realidade quando a exploração cultural das minas permitiu o florescimento de núcleos como Vila Rica.

(B) segunda metade do século XVIII, transfigura-se a literatura brasileira, substituindo a simplicidade documentária de muitos cronistas por uma linguagem hipertrofiada, que embelezou e deu valor simbólico à flora e à fauna.

(C) metade do século XVII, ocorre uma significativa ampliação de âmbito da literatura, com a descoberta das minas de ouro e de diamantes em regiões do Sul, e a necessidade de definir as fronteiras meridionais.

(D) segunda metade do século XVIII, vê surgir na Capitania das Minas Gerais manifestações importantes na arquitetura, na escultura, na música e na literatura, marcando um momento de densidade cultural.

(E) segunda metade do século XVII, o movimento das Academias estabeleceu os primeiros laços visíveis entre intelectuais dos diversos pontos da Colônia, ajudando a formar-se o sentimento de uma atividade literária comum.

Resposta e comentário

Em primeiro lugar, para responder a essa questão, é preciso ler o trecho do texto de Bosi em destaque no enunciado com atenção. Os estudos sobre o Barroco já apontam que foi no século XVIII que o estilo se consolidou, principalmente no que diz respeito ao “Barroco mineiro”.

Nesse sentido, no segundo parágrafo do texto, o autor afirma que “Na segunda metade do século XVIII, porém, o ciclo do ouro já daria um substrato material à arquitetura, à escultura, à literatura e à vida musical […]”. Portanto, foi neste período que surgiram as manifestações mais importantes do estilo. Desse modo, o gabarito é a alternativa D.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja três dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.