BC: os efeitos da elevação dos preços e a conjuntura interna da atividade econômica 

Entenda os efeitos da elevação dos preços e a conjuntura interna da atividade econômica, conforme informação oficiais do BC!

Os efeitos da elevação dos preços 

Conforme informações oficiais do Banco Central, desde o último Relatório de Inflação, a recuperação da economia global observada na primeira metade de 2021 prosseguiu no terceiro trimestre, porém com sinais de desaceleração da atividade na margem em algumas economias relevantes. 

Os efeitos da elevação de preços de commodities, dos gargalos na cadeia produtiva, da reabertura das economias e da alteração de preços relativos se refletiram sobre as taxas de inflação em economias avançadas e emergentes. 

Países emergentes e o processo de normalização da política monetária

Assim sendo, o relatório informa que em alguns países, principalmente emergentes, já foi iniciado o processo de normalização da política monetária. O cenário externo prossegue com elevado grau de incerteza. Embora o ritmo de vacinação tenha se acelerado, o risco de novas ondas ou variantes persiste. Além do desenvolvimento da pandemia, o principal risco está relacionado à persistência da alta recente da inflação, que pode gerar aperto das condições monetárias globais e de reprecificação de ativos financeiros. 

Com isso, o apetite por ativos de maior risco pode se reduzir, especialmente daqueles países com maiores fragilidades fiscais e perspectivas menos favoráveis de crescimento econômico. Esse cenário pode tornar o ambiente desafiador para países emergentes.

Conjuntura interna da atividade econômica 

O PIB recuou 0,1% no segundo trimestre de 2021 em relação ao trimestre anterior, interrompendo sequência de altas iniciada no terceiro trimestre de 2020. Considerada a data de corte do Relatório de Inflação de junho, o resultado veio ligeiramente acima das expectativas do BC e da mediana dos analistas do Sistema de Expectativas de Mercado (relatório Focus). 

Entre os grandes setores houve recuos na agropecuária e na indústria e crescimento em serviços. Contribuíram para o recuo na agropecuária a base elevada no primeiro trimestre, devido à safra recorde de soja, e a quebra da segunda safra de milho. Este último fator e a recente revisão baixista para a safra de cana devem influenciar o terceiro trimestre, informa o relatório do BC.

Fatores negativos para a economia por conta variante Delta do coronavírus

Na indústria, a principal contribuição para a queda veio da indústria de transformação. Do ponto de vista das condições da oferta, dificuldades nas cadeias de suprimentos e preços de insumos industriais pressionados ajudam a explicar o resultado do setor. Esses fatores têm se mostrado persistentes e foram recentemente agravados pelo impacto da variante Delta do coronavírus em países asiáticos. 

A diminuição da produção de veículos 

A produção de veículos – segmento em que a escassez de insumos se revela particularmente importante – diminuiu mais intensamente comparativamente aos demais bens duráveis e à indústria em geral. Do ponto de vista da demanda, o retorno gradual ao padrão de consumo privado do período pré-pandemia, com elevação da participação de serviços em detrimento de bens, também contribui para a trajetória recente da transformação, aponta o relatório oficial da reunião do Copom através do site do Banco Central do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.