Banco Central: base monetária, créditos, dívida externa líquida e outras definições

Confira algumas definições relevantes para o Banco Central do Brasil (BCB) que impactam nas suas métricas e divulgações. Veja mais!

Confira algumas definições relevantes  para o Banco Central do Brasil (BCB) que impactam nas suas métricas e divulgações, conforme informações oficiais.

Relacionamento com o Banco Central do Brasil (BCB)

Resultado líquido entre as disponibilidades do Governo Federal no Banco Central do Brasil (BCB) e a carteira de títulos públicos federais do Banco Central do Brasil (BCB). Assim sendo, inclui também a equalização do resultado das operações com reservas cambiais e com derivativos cambiais, realizadas pelo Banco Central (Lei nº 11.803/2008).

Dívida externa líquida – Governo Federal

Dívida externa contratual, mobiliária e em reais, e garantias. Inclui os títulos de dívida negociados no mercado doméstico em poder de não residentes, denominados e liquidados em reais.

Base monetária

Conforme definição do Banco Central do Brasil (BCB), a base monetária é composta pelo saldo do papel-moeda emitido e das reservas bancárias. Constitui o passivo monetário do Banco Central.

Operações compromissadas

Saldo das operações em que ocorre uma compra à vista concomitante à assunção do compromisso de revenda em data futura (compromisso de revenda) ou uma venda à vista concomitante à assunção do compromisso de recompra em data futura (compromisso de recompra)

A metodologia de apuração das operações referentes ao FIES pode ser encontrada na Nota Metodológica Depec nº 2017/092, de 26.7.2017, disponível na página do Banco Central do Brasil (BCB), informa a própria instituição.

Outros depósitos no Banco Central do Brasil (BCB)

Conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB), são outros depósitos o recolhimento compulsório sobre depósitos e garantias realizadas, depósitos remunerados decorrentes de insuficiência em aplicações e operações de crédito rural, garantia por fiança bancária, depósitos compulsórios do sistema brasileiro de poupança e empréstimo, depósitos a prazo, depósitos judiciais, operações de crédito e outras operações ativas e passivas.

Créditos do Banco Central do Brasil (BCB) junto a instituições financeiras

São créditos do Banco Central do Brasil (BCB) junto a bancos comerciais, de investimento e múltiplos, sociedades de crédito financeiro, caixas econômicas (carteira imobiliária), sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança decorrentes de operações de assistência financeira ou de liquidez.

Relacionamento com o Tesouro Nacional

Resultado líquido entre as disponibilidades do Governo Federal no Banco Central do Brasil (BCB) e a carteira de títulos públicos federais do Banco Central do Brasil (BCB). Inclui também a equalização do resultado das operações com reservas cambiais e com derivativos cambiais, realizadas pelo Banco Central (Lei nº 11.803/2008).

Dívida externa líquida

Dívida externa de responsabilidade do Banco Central do Brasil (BCB), depósitos registrados em moeda estrangeira e reservas internacionais, conforme definições oficiais do Banco Central do Brasil (BCB).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.