Banco Central: atualização da conjuntura econômica

O Banco Central divulgou a atualização da conjuntura econômica e do cenário básico do Copom. Confira pontos relevantes para a economia!

Conjuntura econômica – Copom – Banco Central do Brasil

O Banco Central divulgou a atualização da conjuntura econômica e do cenário básico do Copom. Confira pontos relevantes:

Cenário externo

Conforme informações do BC, no cenário externo, os estímulos monetários de longa duração e a reabertura das principais economias ainda sustentam um ambiente favorável para países emergentes.

Atividade econômica 

Sendo assim, em relação à atividade econômica brasileira, a divulgação do PIB do segundo trimestre. Assim como os indicadores mais recentes, continua mostrando evolução positiva e não enseja mudança relevante para o cenário prospectivo, o qual contempla recuperação robusta do crescimento econômico ao longo do segundo semestre.

Conforme ata da reunião do Copom, as diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação.

Expectativas de inflação

Dessa forma, as expectativas de inflação para 2021, 2022 e 2023 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 8,3%, 4,1% e 3,25%, respectivamente.

O BC informa que a inflação ao consumidor segue elevada. A alta nos preços dos bens industriais – decorrente de repasses de custos, das restrições de oferta e do redirecionamento da demanda em direção a bens – ainda não arrefeceu e deve persistir no curto prazo. 

A gradual normalização da atividade no setor de serviços

Ademais, nos últimos meses os preços dos serviços cresceram a taxas mais elevadas, refletindo a gradual normalização da atividade no setor, dinâmica que já era esperada. Adicionalmente, persistem as pressões sobre componentes voláteis como alimentos, combustíveis e, especialmente, energia elétrica, que refletem fatores como câmbio, preços de commodities e condições climáticas desfavoráveis, informa o Banco Central.

Projeções

No cenário básico, com trajetória para a taxa de juros extraída da pesquisa Focus e taxa de câmbio partindo de USD/BRL 5,252, e evoluindo segundo a paridade do poder de compra (PPC). As projeções de inflação do Copom situam-se em torno de 8,5% para 2021, 3,7% para 2022 e 3,2% para 2023. Esse cenário supõe trajetória de juros que se eleva para 8,25% a.a. neste ano. Bem como, para 8,50% a.a. durante 2022, e reduz-se para 6,75 % a.a. em 2023.

Hipóteses tarifárias 

Dessa forma, segundo o BC, as projeções para a inflação de preços administrados são de 13,7% para 2021, 4,2% para 2022 e 4,8% para 2023. Adota-se a hipótese de bandeiras tarifárias “escassez hídrica” em dezembro de 2021 e “vermelha patamar 2” em dezembro de 2022 e dezembro de 2023. 

Riscos em torno do cenário básico para a inflação

Conforme informações do BC, o cenário básico do Copom para a inflação envolve fatores de risco em ambas as direções. É possível consultar as atas do Comitê de Política Monetária na íntegra, no site oficial do BCB.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.