Banco Central aprova medidas para prevenção de fraudes nos serviços de pagamento

Até o próximo dia 4 de outubro, as instituições deverão limitar a até R$ 1 mil para as prestações de serviços de pagamento durante as 20h às 6h, de acordo com as novas medidas aprovadas pelo Banco Central.

Ao todo, o BC aprovou três medidas para combater as fraudes nos serviços de pagamento, sendo que estas já haviam sido apresentadas pelo órgão central em agosto, como uma forma de prevenir as fraudes envolvendo o PIX.

Os limites até poderão ser alterados com uma solicitação do cliente, que deverá ser formalizado através dos canais de atendimento eletrônicos. Nesse caso, após receber o pedido, a instituição terá até 24 horas para analisá-lo e dizer se irá efetivar ou recusar.

Até novembro, Banco Central irá anunciar novas medidas para as instituições financeiras

Até 16 de novembro, as instituições financeiras vão precisar se adequar a implementar novas medidas de acordo com as diretrizes do Banco Central. De um lado, as empresas vão passar a ser obrigadas a realizar os registros diários de ocorrências de fraude ou das tentativas de fraude.

De acordo com o BC e com base nesses registros, as instituições vão ter de elaborar um relatório mensal que terá de registrar todas as ocorrências e as medidas preventivas que foram coletadas.

Após isso, o relatório vai precisar ser encaminhado aos comitês de auditoria e risco, passando ao fim do conselho de administração. Até o mês de novembro, as instituições vão ser obrigadas a avaliar previamente os clientes que oferecem serviços e aceitam os pagamentos via maquininhas.

BC também orienta os usuários a terem cuidado com os golpes do PIX

O sucesso do PIX desde o primeiro dia que foi implementado pelo Banco Central é inevitável. Ele eliminou as necessidades de se pagar tarifas, além de precisar esperar até o outro dia para receber uma transferência que não fosse realizada no mesmo dia.

Porém com o sucesso dessa nova ferramenta, os golpes do PIX têm ficado cada vez mais comuns e por conta disso, é necessário ficar ainda mais atento. Os golpes mais famosos são os que criminosos utilizam algum tipo de link, como uma mensagem convidativa para ser redirecionado à outra página.

Entre os pedidos que os criminosos mais realizam, está um falso pedido por e-mail para que os usuários façam um cadastro de chaves a pedido do banco. Ao abrir o tal link, a pessoa acaba fornecendo diversas informações pessoais e acabam caindo nas mãos dos criminosos.

Novas medidas pretendem trazer uma maior inclusão financeira

A partir de agora, com as novas medidas financeiras do Banco Central, além de uma maior segurança, iremos ver novas empresas entrando no mercado financeiro tradicional, como além de bancos que vão poder oferecer serviços de câmbio.

A semana foi bastante importante para o Banco Central que teve de aumentar na reunião desta última quarta-feira (22), que elevou a Selic para 6,25% ao ano, por conta da alta inflação que o Brasil está tendo. A reunião aconteceu com membros do Copom.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.