Banco Central anuncia o Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira

O Banco Central anuncia o Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira para novembro. Saiba mais detalhes relevantes!

Conforme informações oficiais do Banco Central, o Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira começará em 1° de novembro.

Banco Central anuncia o Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira

 O Banco Central, a Febraban, a Secretaria Nacional do Consumidor e o Senado Federal promoverão de 1º a 30 de novembro o Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, informa o Banco Central em seu site oficial.

A iniciativa é voltada para pessoas físicas com dívidas em atraso com instituições financeiras cujas modalidades não contemplem bens dados em garantia do empréstimo.

Preparação prévia 

De acordo com o Banco Central, a novidade desta edição do Mutirão é o foco na preparação para a renegociação em si, orientando o consumidor, passo a passo, até o envio de propostas de negociações na plataforma consumidor.gov.br

Para esta etapa opcional de preparação prévia, uma página específica (mutirao.febraban.org.br) foi desenvolvida, na qual o devedor poderá ter acesso a informações sobre: 

  • Como descobrir quais são suas dívidas;
  • Quando vale a pena participar do mutirão e;
  • Quanto do orçamento poderá ser destinado ao pagamento dessas dívidas no momento da negociação; dentre outros pontos.

Registrato 

Na página, o interessado em participar do programa encontrará, por exemplo, um link para o Registrato, por meio do qual é possível acessar a lista das dívidas em seu nome junto às instituições financeiras, informa o BC.

De acordo com a divulgação oficial, para iniciar a negociação de uma dívida em atraso, preferencialmente após a preparação prévia, o devedor deve realizar o registro na plataforma consumidor.gov.br

Prazo para receber uma proposta 

Por conseguinte, após finalizar o registro, é necessário escolher a instituição com a qual deseja negociar e relatar o problema. O banco tem prazo de até 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.

Ações coordenadas de educação financeira

O Banco Central do Brasil enfatiza que o Mutirão é uma das iniciativas do acordo de cooperação técnica assinado entre a FEBRABAN e o Banco Central (BC) para desenvolver ações coordenadas de educação financeira, tema que faz parte da agenda estratégica da instituição, a Agenda BC.

Direcione o seu planejamento financeiro 

É importante aproveitar essa oportunidade e inserir as negociações em um planejamento financeiro pessoal, de modo que não crie um ciclo de novo endividamento ao tentar pagar suas dívidas. Temos várias dicas sobre esse assunto, basta clicar no destaque e direcionar positivamente as suas finanças. 

No entanto, é importante ressaltar que o o Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira pode ser uma boa oportunidade financeira para a pessoa física.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.