Registrato: relatórios diversos sobre o seu relacionamento com as instituições financeiras

O sistema Registrato permite acesso a relatórios diversos sobre o seu relacionamento com as instituições financeiras. Confira informações!

Conforme definição do Banco Central, o Registrato é um sistema onde você pode consultar, gratuitamente, informações sobre suas contas bancárias e chaves Pix cadastradas, empréstimos em seu nome, dívidas com órgãos públicos federais, além de dados de compra ou venda de moeda estrangeira feita por você. 

Definição do Registrato

Sendo assim, o BC define o Registrato como um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre seus relacionamentos com as instituições financeiras, suas operações de crédito e operações de câmbio.

O que você pode consultar no Registrato?

Conforme o BC informa que é possível consultar: Relatório de Chaves Pix, Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), Relatório de Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS), Relatório de Câmbio e Transferências Internacionais e Relatório de Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal – Cadin.

Veja outros pontos: 

  • Indicação das suas chaves Pix cadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros.
  • Informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome. 
  • Lista dos bancos e financeiras onde você possui conta ou outro tipo de relacionamento, como investimentos.
  • Se você não possui conta ativa em um banco, pode emitir a certidão de Inexistência de contas em bancos.
  • Dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais que você realizou. 

Relatório de Chaves Pix:

O relatório de chaves Pix é um dos relatórios disponibilizados pelo sistema. Sendo assim, o relatório contém informações sobre a lista dos bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras e de pagamento onde o cliente (pessoa física ou jurídica) possui uma chave Pix.

Sobre a atualização dos dados

O Banco Central informa que há uma defasagem de tempo entre o envio das informações pelas instituições financeiras responsáveis e a disponibilização delas no Registrato. 

Esse período para atualização de informações pode ser imediato, como no caso do relatório Pix ou pode levar até um mês, no caso do Relatório de Empréstimos e Financiamentos, informa o BC.

Como realizar o cadastro?

Decerto, segundo o BC, a pessoa física pode acessar o Registrato. Conforme o BC informa, para isso, você deverá se cadastrar previamente, utilizando uma das opções disponíveis na página Cadastramento de pessoa física. Opções como: celular, internet banking, certificado digital, por correspondência ou pessoalmente na sede do Banco Central em Brasília. Todavia, o BC observa que a opção de cadastramento por celular só está disponível nos aplicativos de algumas instituições financeiras. 

Além disso, por conta da pandemia, o atendimento presencial em Brasília e o Protocolo Presencial estão temporariamente suspensos. Por isso, a orientação para a pessoa física é que utilize os canais digitais.

Acesso e PIN

Para acessar o Registrato, é necessário inserir o PIN. O BC informa que o PIN é uma chave de segurança alfanumérica que serve para impedir que estranhos acessem as informações do seu celular ou tablet.

Caso você não tenha acesso por esquecimento de senha, se você informou um e-mail quando fez o autocadastro no Registrato, poderá utilizar a opção “Esqueci minha senha”.  O BC ressalta que caso não tenha informado o e-mail, terá de refazer o autocadastro, seguindo o passo a passo. No caso de pessoa jurídica, é preciso refazer o cadastro pela página oficial do Registrato – Cadastro (bcb.gov.br)Portanto, o Registrato é um instrumento contra fraudes no sistema financeiro, devido às possibilidades de consultas diversas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.