Banco Central: a retomada da produção industrial impactou positivamente na economia

A retomada da produção industrial impactou positivamente na economia, de acordo com o Banco Central do Brasil. Veja mais!

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou em sua plataforma oficial importantes informações sobre a economia nacional em 2021, considerando a instabilidade econômica por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Confira alguns pontos relevantes!

Banco Central: a retomada da produção industrial impactou positivamente na economia

A retomada da produção industrial teve papel importante na atividade regional, considerando o Sul do país, que apresentou a maior taxa anual de crescimento do IBCR em 2021.

No entanto, com exceção de alimentos e de produtos do fumo – ambos com alta em 2020 –, as demais atividades apresentaram expansão, com destaque para máquinas e equipamentos, inclusive agrícolas, destaca o Banco Central do Brasil (BCB). 

A construção e o aquecimento da atividade no mercado imobiliário

A construção seguiu repercutindo os resultados de Santa Catarina e Paraná, com aquecimento da atividade no mercado imobiliário e ampliação de 37 mil vagas de empregos formais na região, informa o documento oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

Seguindo padrão observado nas demais regiões, o setor de serviços registrou alta expressiva, muito embora em algumas atividades – como alojamento e alimentação, educação e saúde privadas e serviços domésticos – a expansão tenha sido insuficiente para compensar as perdas de 2020.

A atividade econômica foi beneficiada pelo crescimento do agronegócio

Assim sendo, na trajetória trimestral, a atividade econômica foi beneficiada pelo crescimento do agronegócio, com efeito direto decorrente do aumento da produção de grãos e indireto pela elevação da renda agrícola, que impacta a demanda por produtos de outros setores da economia local, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

O Banco Central do Brasil aponta expansão expressiva no volume de serviços

A apropriação das safras na primeira metade do ano e a quebra da segunda safra de milho no Paraná contribuíram para o recuo do IBCR no terceiro trimestre, apesar da expansão expressiva no volume de serviços, principalmente os prestados às famílias.

No último trimestre, destaca-se o crescimento da produção industrial, sobretudo de outros produtos químicos, onde se insere a fabricação de fertilizantes e defensivos agrícolas, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

A economia atual é reflexo de diversos fatores

É importante que o cidadão acompanhe os documentos oficiais do Banco Central do Brasil (BCB). Haja vista que a economia atual é reflexo de diversos fatores. 

Por isso, acompanhe a plataforma oficial do Banco Central do Brasil (BCB) e confira o relatório oficial que contém os dados aqui apontados de maneira pormenorizada, bem como, consulte outros dados relevantes para a inflação nacional de forma abrangente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.