Entrevista de emprego: dicas para não adotar um comportamento autossabotador

Confira algumas dicas para não adotar um comportamento autossabotador durante uma entrevista de emprego. Saiba mais!

É importante que o candidato se direcione durante a entrevista de emprego para que consiga demonstrar capacidade profissional dentro do mercado atual.

Entrevista de emprego: dicas para não adotar um comportamento autossabotador

O profissional da área de recrutamento e seleção está preparado para lidar com o nervosismo do candidato durante  uma entrevista de emprego. 

Evite ficar aquém do seu potencial

No entanto, quando o candidato não consegue se colocar positivamente no processo, ele pode ficar aquém do seu potencial; pois estará demonstrando uma capacidade menor do que o seu real potencial profissional dentro do mercado de trabalho.

Fatores relevantes ao seu comportamento e narrativa

Para evitar esse comportamento autossabotador o candidato deve se atentar a alguns fatores que dizem respeito ao seu comportamento e a construção de sua narrativa durante a entrevista de emprego.

É importante que o candidato não permaneça com os braços cruzados durante o processo seletivo, bem como, se for possível, não deixe objetos no colo. Além disso, é pertinente que mantenha contato visual com o condutor do processo e tente controlar o seu tom de voz. 

Fale sobre situações diferenciadas vividas por você em seus empregos anteriores

A construção da sua narrativa requer direcionamento e objetividade. Sendo assim, é importante que você fale sobre situações diferenciadas vividas por você em seus empregos anteriores.

Dessa forma, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem os seus valores profissionais, como criatividade; proatividade; facilidade para lidar com metas; senso de urgência; gestão de pessoas, dentre outros aspectos que sejam pertinentes a sua área de atuação.

Leve soluções aos seus pontos fracos

Por outro lado, o candidato também deve ter clareza sobre seus pontos fracos, porém, é importante contorná-los de maneira resolutiva. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público, porém, presente realizar algum curso que melhore sua comunicação. Dessa forma, você estará demonstrando autoconhecimento profissional. 

A cultura da empresa e os valores envolvidos no processo seletivo

Não menos importante, o candidato também deve se atentar à cultura empresarial. Haja vista que ao analisar o site da organização, é possível se preparar melhor quanto à sua vestimenta; bem como, é possível analisar a viabilidade da contratação, considerando que é importante que o ambiente organizacional corrobore os seus valores profissionais.

Portanto, é importante que o candidato adapte essas dicas e não prejudique a sua avaliação durante o processo de recrutamento e seleção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.