B3: dados oficiais sobre o mercado de financiamento de veículos

As vendas financiadas de veículos em julho de 2022 somaram 436 mil unidades, de acordo com dados da B3. Saiba mais!

As vendas financiadas de veículos em julho de 2022 somaram 436 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da Bolsa de Valores do Brasil (B3). 

B3: dados oficiais sobre o mercado de financiamento de veículos

Conforme destaca a divulgação oficial realizada na data desta publicação, 12 de agosto de 2022, o número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa queda de 2,8% em relação a junho, quando os financiamentos somaram 449 mil unidades. 

Dados comparativos

Em comparação com julho de 2021, foi registrado recuo de 18,8%. Apesar disso, o segmento de autos leves registrou oscilação positiva de 0,8%, em relação ao mês anterior, destaca a Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Comparado com julho de 2021, o número de financiamentos de autos leves teve queda de 20,4%. Já o financiamento de veículos pesados registrou crescimento de 0,6% na comparação com junho, mas queda de 18,2%, considerando julho de 2021, ressalta a divulgação oficial.

Sobre o segmento de motos

De acordo com informações oficiais da Bolsa de Valores do Brasil (B3), o segmento de motos registrou queda de 16,2% no número de financiamentos em relação a junho, com 82 mil unidades. Na comparação com julho de 2021 também houve recuo, de 12,3%.

Financiamentos de janeiro a julho

No acumulado de janeiro a julho, as vendas financiadas de veículos somaram 3 milhões de unidades, destaca a Bolsa de Valores do Brasil (B3). O número representa queda de 10,7% em relação ao mesmo período de 2021, o que equivale a 368 mil unidades financiadas a menos.

Sistema Nacional de Gravames (SNG)

A Bolsa de Valores do Brasil (B3) opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil, detalha a recente divulgação oficial.

A estrutura do mercado de veículos

De acordo com a divulgação oficial da Bolsa de Valores do Brasil (B3), a estrutura do mercado de financiamentos de veículos foi desenvolvida em conjunto com as instituições financeiras como uma solução para trazer agilidade e segurança ao processo de constituição de garantias no sistema financeiro.

Gereciamento de informações financeiras

O SNG (Sistema Nacional de Gravames) é o sistema que gerencia as restrições financeiras incluídas sobre os veículos automotores, e tem como objetivo principal disponibilizar aos bancos, financeiras, empresas de leasing e administradoras de consórcio informações dos veículos oferecidos como garantia em uma operação de crédito, de acordo com a Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.