B3: BSM orienta o investidor sobre a gestão do portfólio de investimentos

A BSM orienta o investidor sobre a gestão do portfólio de investimentos. Confira informações da Bolsa de Valores do Brasil (B3)!

A gestão do portfólio de investimentos é uma atividade que pode ser realizada pelo próprio investidor ou por um profissional contratado para essa finalidade, de acordo com informações da Bolsa de Valores do Brasil (B3). 

B3: BSM orienta o investidor sobre a gestão do portfólio de investimentos

Segundo destaca a recente divulgação oficial, neste caso, a BSM, principal autorreguladora dos mercados de capitais brasileiro, recomenda que o investidor fique atento às regras do mercado e às obrigações do profissional antes de contratar um gestor para seus investimentos.

A Bolsa de Valores do Brasil (B3) informa que a gestão de uma carteira de investimentos requer uma certa dedicação. O investidor precisa buscar conhecimento sobre os produtos, acompanhar as informações do mercado financeiro, elaborar estratégias, avaliar liquidez e rentabilidade dos ativos, acompanhar os resultados e realizar mudanças rápidas, quando necessário. 

Análise de riscos

Segundo ressalta a Bolsa de Valores do Brasil (B3), com intuito de buscar ajuda para identificar melhores oportunidades e analisar os riscos, muitos investidores optam por terceirizar a gestão de seu portfólio de investimentos e contratam empresas ou profissionais especializados nessa função.

Segundo informa a Bolsa de Valores do Brasil (B3), apenas gestores autorizados pela CVM podem realizar administração de carteiras. Corretoras, distribuidoras, consultores e Agentes Autônomos de Investimentos (AAI) não têm essa autorização.

Além disso, o investidor também pode escolher um procurador para representá-lo perante a corretora, sendo esse procurador responsável pelo envio de ordens e autorização de operações do cliente. Para tanto, ele precisa enviar cópia da procuração para a instituição financeira, mantendo-a sempre atualizada. 

Orientações da BSM

No entanto, os agentes do mercado de capitais, como consultores de investimentos, analistas de valores mobiliários ou agentes autônomos de investimentos, são proibidos de atuarem como procuradores ou representantes do cliente perante a corretora.

Veja as dicas da BSM para os investidores sobre gestão de portfólio, de acordo com informações oficiais da Bolsa de Valores do Brasil (B3):

Verifique no site da CVM quem são os agentes autorizados a prestar a atividade de administração de carteira/gestão de recursos. Lembre-se de que o gestor não pode fazer quaisquer promessas de lucro e de retornos futuros sobre a carteira, pois no mercado de capitais o preço do ativo pode oscilar e não há rentabilidade garantida.

Acompanhe as cobranças

Conheça e acompanhe as taxas cobradas. O administrador de carteira não pode receber qualquer tipo de comissão, somente a taxa de administração pela gestão da carteira.

Ao receber indicação de algum produto ou serviço ligado ao mercado de capitais, monitore e acompanhe a relação entre os custos da operação e os rendimentos auferidos, de forma a analisar se a remuneração e as taxas cobradas estão compatíveis com a operação.

Os intermediários são obrigados a informar e identificar ao investidor previamente ao início das operações todos os custos e taxas de cada investimento/operação.

Operações

Acompanhe a quantidade de operações realizadas em seu nome, seja pelo administrador da carteira de investimentos ou mesmo operações indicadas pelo intermediário ou agente autônomo. 

Um alto volume de operações, pode indicar um excesso de giro da carteira (conhecido como Churning), que pode gerar um custo desproporcional de corretagem, que acabará diminuindo eventual rentabilidade positiva dos investimentos ou até mesmo acarretando rentabilidade negativa. Acompanhe todas as operações realizadas em sua conta acessando a área logada do investidor na Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.