Auxílio gás será retomado neste mês, abrangendo também novos beneficiários

O governo federal inicia o primeiro mês de pagamento do Auxílio gás de 2024, um benefício bimestral que realizou seu último depósito em dezembro do ano passado, sendo o próximo agendado para fevereiro. Este auxílio visa beneficiar pelo menos 5,1 milhões de famílias, incluindo novos beneficiários.

Como fucniona o auxílio gás?

O ex-presidente Jair Bolsonaro instituiu o Auxílio-gás em 2021 por meio da Lei Federal nº 14.237, como parte de seus esforços para aproximar seu governo das famílias mais necessitadas.

Inicialmente, em 2021, o governo destinava aos beneficiários 50% do valor da média nacional do produto, conforme a ANP (Agência Nacional do Petróleo). Em 2022, o governo implementou uma medida emergencial que aumentou o benefício para 100% da média do preço do botijão de 13 kg.

Apesar das dúvidas sobre a continuidade do programa sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, o governo não apenas confirmou a permanência do programa, mas também manteve o repasse integral.

No entanto, desde 2023, o número de contemplados pelo programa não tem aumentado, com o governo cortando alguns beneficiários e restringindo o acesso de novos grupos. Isso tem gerado frustração entre os inscritos no Cadastro Único.

Auxílio gás é complemento do Bolsa Família?

Muitas vezes, as pessoas confundem o Auxílio gás como um complemento do Bolsa Família, mas são programas distintos, embora o pagamento seja realizado na mesma data e na mesma conta.

Para receber o benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único, ter uma renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo, além de ser beneficiário do Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Além disso, há prioridade para famílias lideradas por mulheres e aquelas com crianças em sua composição.

Calendário

O calendário de pagamentos do Auxílio gás em fevereiro segue o mesmo cronograma do Bolsa Família. Os depósitos ocorrem nos últimos dez dias úteis do mês, com base no final do NIS (Número de Identificação Social) do titular.

Os titulares que não têm conta poupança aberta devem baixar o aplicativo. Depois criar seu login e, ao serem aprovados no benefício, o Caixa Tem faz o depósito, abrindo automaticamente uma conta.

A seguir, apresentamos as datas de pagamento de acordo com o número final do NIS:

1- NIS terminando em 1: 16 de fevereiro
2- NIS terminando em 2: 19 de fevereiro
3- NIS terminando em 3: 20 de fevereiro
4- NIS terminando em 4: 21 de fevereiro
5- NIS terminando em 5: 22 de fevereiro
6- NIS terminando em 6: 23 de fevereiro
7- NIS terminando em 7: 26 de fevereiro
8- NIS terminando em 8: 27 de fevereiro
9- NIS terminando em 9: 28 de fevereiro
10- NIS terminando em 0: 29 de fevereiro

Após o depósito do benefício, é possível movimentá-lo online através de PIX, cartão virtual ou transferência. Alternativamente, é possível efetuar o saque presencialmente em uma agência da Caixa Econômica ou casa lotérica, apresentando documento com foto.

Não há um cartão nacional específico para o Auxílio-gás. Portanto, para verificar a aprovação, é necessário utilizar canais de consulta, como o App Bolsa Família, informando o número do CPF para obter informações sobre os benefícios disponíveis.

Cerca de cinco dias antes do início do calendário, o App Caixa Tem possibilita a consulta na seção “Extrato”. Em seguida, na seção “Futuro”, apresentando os valores depositados no mês. Além disso, é possível entrar em contato com a Caixa Econômica ligando para o número 111 ou com o Ministério do Desenvolvimento Social ligando para o número 121, ambos exigindo a informação do número do CPF.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.