Auxílio Emergencial: veja quem saca 6ª parcela nesta segunda, 4

De acordo com as informações oficiais, a Caixa está liberando os saques da 6ª parcela do Auxílio Emergencial nesta segunda (4)

A Caixa Econômica Federal começou oficialmente a liberação dos saques da 6ª parcela do Auxílio Emergencial. Nesta segunda-feira (4) é a vez daqueles que nasceram no mês de janeiro. Esses informais receberam o dinheiro do 6º ciclo ainda no último dia 21 de setembro. Naquele momento, no entanto, a quantia só podia ser movimentada de maneira digital.

Esse grupo inclui dois tipos de beneficiários que nasceram em janeiro. O primeiro é formado por aquelas pessoas que se inscreveram no Auxílio Emergencial através do aplicativo oficial do programa ainda no ano passado. O segundo tem os cidadãos que entraram no projeto através do Cadúnico, mas que não fazem parte do Bolsa Família.

Todos eles podem se dirigir até um caixa eletrônico a partir de agora para retirar a quantia. Antes, eles só podiam movimentar o dinheiro através da internet. De acordo com a própria Caixa Econômica Federal, esse montante está na conta dessas pessoas desde as primeiras horas desta manhã.

Obviamente, quem gastou tudo de maneira digital não vai poder sacar nada agora. Assim como quem gastou apenas uma parte do dinheiro, vai poder retirar o restante do montante a partir desta segunda-feira (4). A partir de agora, vale lembrar, não existe nenhum tipo de impedimento sobre o uso dessa parcela.

É que até aqui, esses informais tinham uma possibilidade limitada de uso desse dinheiro. De acordo com a Caixa Econômica Federal, era possível apenas pagar contas em  boletos e realizar alguns compras com esse montante. Nada além disso poderia acontecer com a movimentação desse valor de maneira digital.

Não é obrigação

Vale sempre lembrar que o beneficiário não possui nenhum tipo de obrigação de sacar esse dinheiro. É importante dizer isso porque circulam notícias falsas na internet afirmando que o Governo pode retomar a quantia de quem não fizer o saque nos bancos.

De acordo com as regras gerais do Auxílio Emergencial, isso é uma questão de opção. Assim, quem quiser fazer o saque, pode fazer normalmente. Da mesma forma, quem preferir seguir movimentando o dinheiro através dos meios digitais, também vai poder fazer isso.

Hoje, membros da Caixa Econômica Federal até aconselham que os beneficiários evitem ao máximo irem até as agências. É que o país ainda está em uma situação de guerra contra o coronavírus. Por isso, quem puder evitar aglomerações, é melhor fazer isso.

Auxílio Emergencial

De acordo com as informações oficiais, o Auxílio Emergencial está chegando ao fim. Segundo o calendário oficial disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, o programa em questão deverá fazer o seu último pagamento na segunda metade deste mês de outubro.

No entanto, tudo isso pode mudar. É que há uma ala do Governo Federal que está tentando prorrogar o benefício por mais uma vez. A ideia é que o programa siga fazendo pagamentos por mais seis ou sete meses. O que poderia levar o projeto para o ano de 2022.

De qualquer forma, é importante lembrar que isso ainda não é uma informação oficial. De acordo com falas de bastidores, o Governo Federal deverá fazer um anúncio para esclarecer todos esses pontos ainda no decorrer desta semana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.