Que horas devo dormir para acordar 5 horas da manhã?

Que horas devo dormir para acordar 5 horas da manhã? Qual o melhor horário para acordar disposto de manhã cedo? Será que existe um horário fixo?

Se você tem essas dúvidas, então vem refletir com a gente sobre esse assunto! Esperamos sanar todos os seus questionamentos. Vamos lá!

Que horas devo dormir para acordar 5 horas da manhã?

Quando pensamos em que horas devo dormir para acordar 5 horas da manhã, devemos ter em mente que, segundo estudos, um adulto deve dormir, ao menos, 7 horas por noite.

Esse é o tempo adequado para que o nosso cérebro possa descansar verdadeiramente, reorganizando as nossas memórias e desencadeando um restart na mente e no corpo.

Embora existam pessoas que digam que conseguem dormir apenas 3 ou 5 horas por noite, isso pode ser prejudicial no longo prazo. Inclusive, estudos apontam que dormir pouco pode causar a morte de neurônios.

Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior. Mas, aqui vale um adendo: não é ir deitar às 22h, mas sim, pegar no sono por volta desse horário.

Assim, de nada adiantará deitar na cama às 22h se você estiver assistindo televisão no quarto ou tiver acabado de sair da academia e estar com o corpo ativo. É necessário, portanto, preparar o corpo para que o sono inicie por volta das 22h.

Será que vale a pena acordar às 5 horas, todos os dias?

Além de saber que horas devo dormir para acordar 5 horas da manhã, também devo pensar: será que isso é interessante para mim? Será que devo acordar às 5 horas?

Bom, aqui a resposta será muito subjetiva. Você deve pensar nos prós e nos contras de acordar nesse horário, além de fazer o teste para avaliar potenciais benefícios dessa prática.

Isto é, não existe nenhuma regra universal que diga que acordar às 5 horas é a melhor coisa do mundo para todos os seres humanos, ainda mais porque cada corpo, estilo de vida e forma de ver a vida são diferentes.

Portanto, analise a sua situação e pondere sobre os pontos fortes e fracos de se acordar às 5 horas, todos os dias.

Pode dormir até mais tarde no fim de semana?

Esse é outro questionamento que aparece quando pensamos em “que horas devo dormir para acordar 5 horas da manhã”.

A verdade é que desregular o sono todo fim de semana não é algo interessante. Não é à toa que grande parte das pessoas se queixam de acordar cedo na segunda-feira, afinal, dormiram até mais tarde no sábado e domingo, desregulando o relógio biológico.

Lembre-se sempre de que o nosso organismo é, de fato, orgânico, e depende de rotinas para manter as funções equilibradas.

Portanto, se você sempre desregular o sono por completo no fim de semana, a tendência é que nunca se acostume a acordar cedo, e ainda, culpe o seu corpo por isso. Agora, tente testar dormir relativamente no mesmo horário e acordar na mesma hora, mesmo no fim de semana.

É possível, também, abrir exceção para um dia, dormindo até mais tarde no sábado OU no domingo. Assim, as chances de desregular o sono são menores, e você poderá seguir a hora que deve dormir para acordar 5 horas da manhã com mais disposição. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.