Auxílio Emergencial: veja quem recebe a 6ª parcela neste final de semana

De acordo com o calendário oficial do Auxílio Emergencial, mais dois grupos receberão 6ª parcela neste final de semana

O final de semana está chegando, mas isso não vai ser motivo para os pagamentos do Auxílio Emergencial darem uma pausa. De acordo com o calendário oficial do programa, mais dois grupos de trabalhadores deverão receber o dinheiro em questão neste sábado (2) e no domingo (3).

Segundo o calendário oficial do programa, nesta sexta-feira (1), é a vez daqueles informais que nasceram em outubro. No sábado (2) é a vez daqueles que fazem aniversário em novembro e no domingo essa conta fecha com o repasse da 6ª parcela para aqueles que nasceram no mês de dezembro.

Isso quer dizer portanto que neste final de semana, a Caixa vai oficialmente concluir os repasses do 6º ciclo para todos os usuários do Auxílio Emergencial. De acordo com dados do próprio Ministério da Cidadania, nós estamos falando de algo em torno de 35 milhões de brasileiros.

Para esses informais que recebem esse dinheiro neste final de semana é importante prestar atenção nos detalhes. É que pelas regras do programa, eles só poderão movimentar o dinheiro de forma digital. Portanto, para fazer isso eles terão que usar dispositivos como o Caixa Tem ou mesmo o Internet banking.

Esses usuários terão a oportunidade de tirar a quantia em espécie, mas isso só vai acontecer dentro de mais algumas semanas. Nascidos em outubro, por exemplo, só poderão fazer o saque a partir do próximo dia 18 de outubro. Os informais que fazem aniversário em novembro e dezembro poderão sacar a partir de 19 de outubro.

Auxílio Emergencial

O Governo Federal retomou os pagamentos do Auxílio Emergencial ainda em abril deste ano. Isso depois de um hiato de três meses sem nenhum tipo de repasse. Essa nova fase do projeto, no entanto, é notadamente menor do que a do ano passado.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelo programa, o número de pessoas atendidas pelo Auxílio caiu. No ano passado eram cerca de 70 milhões de brasileiros. Agora são 35 milhões.

O valor médio de pagamento do benefício também desmoronou. No ano passado, quando não havia necessidade de respeitar o teto de gastos públicos, o Governo chegou a pagar parcelas de R$ 1200. Agora, o máximo que se paga é R$ 375 por mês.

Prorrogação

Apesar da queda nos números, muita gente que recebe o benefício está torcendo para que o Governo Federal não deixe o programa chegar ao fim neste momento. Oficialmente, o que se sabe é que o Auxílio vai terminar em outubro.

De acordo com informações de bastidores, membros do Palácio do Planalto estão tentando convencer o Presidente Jair Bolsonaro a prorrogar o benefício por mais tempo. E há grandes chances de uma nova prorrogação acontecer.

Até mesmo o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que essa é uma possibilidade. Vale lembrar que ele estava no grupo das pessoas que eram contrárias a um alongamento do programa neste momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.