Auxílio Emergencial: veja quem recebe 6ª parcela nesta quarta, 29

De acordo com as informações do calendário oficial, mais dois grupos recebem 6ª parcela do Auxílio Emergencial nesta quarta (29)

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos na 6ª parcela do Auxílio Emergencial. De acordo com as informações do calendário oficial do programa, esta quarta-feira (29) é a vez de mais dois grupos receberem a quantia. E segundo a Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.

Nesta quarta-feira (29) é a vez dos informais que nasceram no mês de agosto. Além deles, também é a hora dos usuários do Bolsa Família que tenham o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 9. Ambos os grupos podem fazer a movimentação da quantia de forma digital através do aplicativo Caixa Tem ou mesmo do sistema Internet Banking.

No caso dos usuários do Bolsa Família, também há a possibilidade de retirar a quantia em espécie. É que para as pessoas deste grupo a liberação do dinheiro acontece de forma digital e física ao mesmo tempo. Isso quer dizer portanto que elas podem escolher se querem sacar ou não o montante em questão.

Para os informais, essa lógica é diferente. Eles recebem neste primeiro momento a quantia digital. Só então depois de alguns dias é que a Caixa faz a liberação do saque. Para quem nasceu em agosto, por exemplo, o dinheiro passou por uma liberação nesta quarta-feira (29), mas o saque só vai ser permitido a partir do dia 14 de outubro.

Quando se fala em informais que nasceram em agosto se inclui aqueles que se inscreveram no aplicativo ainda no ano passado. Além deles, também estão neste grupo aqueles que entraram no Auxílio Emergencial através do Cadúnico mas que não fazem parte do Bolsa Família.

Auxílio Emergencial

Pelo que se tem de informação oficial até aqui, este programa está chegando ao fim. O calendário do projeto aponta que falta apenas mais um pagamento. E ele deve acontecer na parte final do próximo mês de outubro. Pelo menos é o que se sabe.

A ideia do Governo Federal é fazer com que pelo menos uma parte das pessoas que hoje recebem o Auxílio Emergencial passem a receber o novo Bolsa Família. O projeto deve entrar em cena a partir do próximo mês de novembro. Pelo menos esse é o objetivo.

Só que não tem vaga para todo mundo. Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, admitiu que algo em torno de 25 milhões de brasileiros que hoje recebem o Auxílio Emergencial ficarão sem nada a partir de novembro.

Prorrogação?

Diante dessa possibilidade, está crescendo dentro do Palácio do Planalto a ideia de prorrogar o programa mais uma vez. Vale lembrar que ele já foi esticado este ano em três meses. Agora a ideia é fazer pagamentos por mais seis meses, no mínimo.

A ideia do Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelo programa, é fazer com que o Auxílio entre em um processo de “desmame”. Isso quer dizer portanto que a cada mês ele iria ficando menor até acabar de vez.

Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 35,4 milhões de pessoas recebem o Auxílio Emergencial. Esse número, aliás, inclui tanto os usuários informais como também aqueles que estão recebendo o benefício via Bolsa Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.