Auxílio Emergencial: veja quem pode sacar quinta parcela nesta quinta, 2

De acordo com o calendário oficial do programa, mais um grupo pode sacar o dinheiro do Auxílio Emergencial nesta quinta-feira (2)

Mais um grupo de trabalhadores ganhou o direito de sacar o dinheiro da quinta parcela do Auxílio Emergencial. De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, esta quinta-feira (2) é o dia dos informais que nasceram no mês de fevereiro. Eles podem ir ao banco e retirar a quantia do programa em espécie.

Segundo o calendário oficial do Auxílio Emergencial, esses brasileiros que fazem parte desse grupo receberam a quinta parcela ainda no último dia 21 de agosto. No entanto, naquele momento, eles só podiam mexer no dinheiro de forma digital. Então eles precisavam usar o aplicativo Caixa Tem ou mesmo o Internet Banking para isso.

Ainda de acordo com o banco, neste primeiro momento, essas pessoas só podiam realizar algumas operações básicas. Podemos citar, por exemplo, o pagamento de boletos. Também era possível fazer compras online ou mesmo presenciais. Neste segundo caso é preciso saber quais são os estabelecimentos que aceitam este tipo de repasse.

De qualquer forma, isso acaba agora. A partir desta quinta-feira (2) eles podem se dirigir para um banco e retirar a quantia em questão. Quem não quiser, no entanto, pode seguir realizando as operações com o dinheiro de forma digital. Então o fato é que ninguém é obrigado a realizar o saque do benefício.

Pelo contrário. A Caixa Econômica Federal até aconselha que as pessoas fiquem em casa e movimentem o dinheiro através da internet. Isso porque o país ainda está passando por uma pandemia. E além disso, o contingente de trabalhadores do banco pode não ser suficiente para atender milhares de indivíduos de uma só vez.

Público dos saques

Vale lembrar que o Auxílio Emergencial possui lógicas diferentes para os seus beneficiários. De acordo com as regras do programa, apenas os informais precisam seguir dois calendários. Um é o da liberação digital e o outro é dos saques.

Esse público é formado pelas pessoas que se inscreveram no programa ainda no ano passado através do site oficial ou do aplicativo do projeto. Eles são considerados os informais do benefício em questão.

Além deles, também se inclui aqui aqueles que recebem o programa através do Cadúnico, mas que não estão entre os usuários do Bolsa Família. De acordo com as regras do Auxílio Emergencial, essas pessoas também precisam seguir a lógica dos dois calendários.

Auxílio Emergencial

Depois de um hiato de três meses sem pagamentos do Auxílio Emergencial, o Governo decidiu retomar os repasses do programa em questão. O retorno do benefício aconteceu ainda no último mês de abril.

Só que dessa vez o projeto está notadamente menor. De acordo com o Ministério da Cidadania, o número de beneficiários caiu de quase 70 milhões no ano passado, para algo em torno de 37 milhões de brasileiros agora.

Além disso, os valores dos pagamentos também estão menores. Ainda de acordo com o Ministério, hoje se paga montantes que chegam, no máximo, a R$ 375. No ano passado, o Planalto chegou a liberar parcelas de R$ 1200 para pessoas deste mesmo grupo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.