Auxílio Emergencial: veja quando receber a 6ª parcela

Caixa começou as liberações da sexta parcela do Auxílio nesta sexta (17), mas informais ainda terão que esperar mais um pouco

A Caixa Econômica Federal está começando oficialmente nesta sexta-feira (17) os pagamentos da sexta parcela do Auxílio Emergencial. No entanto, assim como aconteceu nos meses anteriores, os repasses estão acontecendo aos poucos respeitando os calendários escalonados de liberações.

Nesta sexta-feira (17), por exemplo, apenas um grupo de usuários está recebendo esse dinheiro. Trata-se portanto dos beneficiários do Bolsa Família que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1. De acordo com a Caixa, a quantia está na conta dessas pessoas desde as primeiras horas da manhã.

Segundo as informações oficiais, os informais só começarão a receber o dinheiro deste ciclo a partir da próxima terça-feira (21). Vai ser portanto nesta data que a quantia vai cair na conta dos usuários que fazem aniversário no mês de janeiro. Naturalmente, as pessoas deste grupo são as primeiras a receberem esse benefício.

Só que vale lembrar que esse montante só vai cair na conta desses usuários de maneira digital. Assim, eles terão que usar meios como o aplicativo Caixa Tem ou mesmo o Internet Banking para conseguir usar a quantia. Para quem nasceu em janeiro, a liberação dos saques só vai acontecer a partir do dia 4 de outubro.

Ainda na próxima semana, a Caixa pretende acelerar o processo de pagamento da sexta parcela para os informais. Além dos nascidos em janeiro, eles também farão a liberação do dinheiro digital para os aniversariantes de fevereiro, março, abril, maio e junho. Pelo menos é isso o que o calendário oficial do programa está mostrando.

Auxílio chegando ao fim

Vale lembrar que os pagamentos do Auxílio Emergencial estão oficialmente em seus últimos momentos. De acordo com o próprio calendário do programa, o projeto ainda vai fazer dois repasses. Um é este de setembro e o outro deve acontecer em outubro.

De acordo com o Ministério da Cidadania, este ano o Auxílio Emergencial atendeu algo em torno de 39 milhões de pessoas com pelo menos uma parcela que varia entre R$ 150 e R$ 375 a depender do público que recebe.

Por causa de alguns cancelamentos, o número de beneficiários do programa este ano caiu para 35 milhões de brasileiros. De acordo com o Governo Federal, uma parte das pessoas que passaram por bloqueios ainda estão tentando contestar o resultado.

Novo Bolsa Família

Logo depois do fim do Auxílio Emergencial, o plano do Palácio do Planalto é começar os pagamentos do novo Bolsa Família. O programa, que deve passar a se chamar Auxílio Brasil, deve entrar em cena a partir do próximo mês de novembro.

A ideia é que o novo projeto substitua não apenas o Auxílio Emergencial, como também o Bolsa Família. No entanto, é preciso lembrar que o Governo Federal ainda não tem certeza sobre o que vai acontecer a partir de novembro.

De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, o Auxílio Brasil só vai aumentar de tamanho se eles conseguirem a liberação para parcelar os precatórios, que são dívidas do Planalto com pessoas físicas, jurídicas, estados e municípios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.