Auxílio Emergencial: calendário vai dar uma pausa neste final de semana

De acordo com as datas oficiais do programa, o calendário oficial do Auxílio Emergencial vai dar uma pausa neste final de semana

Depois de uma semana cheia de liberações de saques para os informais, o calendário do Auxílio Emergencial vai dar uma pausa neste final de semana. De acordo com as informações oficiais, o sábado (18) e o domingo (19) não terão atividades relacionadas ao projeto de nenhuma forma.

Nesta sexta-feira (17), a Caixa Econômica Federal está oficialmente começando os pagamentos da sexta parcela do Auxílio Emergencial. Desde as primeiras horas desta manhã, o dinheiro está na conta dos usuários do Bolsa Família que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

Também nesta sexta-feira (17), eles estão liberando os saques ainda da quinta parcela do Auxílio para os informais que nasceram no mês de novembro. São brasileiros que se inscreveram no programa pelo site oficial ainda no ano passado ou que estão recebendo o dinheiro através do Cadúnico mas que não fazem parte do Bolsa Família.

Para os informais, o calendário do Auxílio Emergencial vai recomeçar portanto na próxima segunda-feira (20). Esta é a data da liberação dos saques da quinta parcela do programa para os nascidos em dezembro. Na terça-feira (21), os pagamentos do sexto ciclo irão começar para os nascidos em janeiro.

No caso dos usuários do Bolsa Família, os repasses também irão voltar nesta segunda-feira (20). Na ocasião, a Caixa Econômica Federal vai fazer a liberação do dinheiro da sexta parcela para aqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 2. Pelo menos é o que mostram os dados oficiais.

Auxílio chegando ao fim

O Auxílio Emergencial está chegando ao fim. De acordo com o próprio poder executivo, o programa em questão deverá fazer mais dois pagamentos. Um deles sai agora mesmo em setembro e o último em outubro.

Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o programa emergencial atende algo em torno de 35 milhões de brasileiros. Esse número já foi bem maior. Em 2020, por exemplo, o Governo chegou a atender 70 milhões de pessoas.

Os valores atuais do Auxílio Emergencial variam entre R$ 150 e R$ 375 a depender da pessoa que está recebendo o montante em questão. Apesar das críticas em torno destes patamares, o Planalto seguiu com esses pagamentos sem qualquer tipo de mudança.

Novo Bolsa Família

Logo depois do fim dos repasses do Auxílio Emergencial, o Governo Federal quer começar os pagamentos do novo Bolsa Família. O novo projeto deverá passar a se chamar Auxílio Brasil e deve entrar em cena a partir do próximo mês de novembro.

O problema, no entanto, é que esse novo programa não terá espaço para atender todos os usuários do Auxílio Emergencial. Até mesmo o mais otimista dos governistas acredita que o Planalto não vai conseguir abarcar todas essas pessoas.

O plano do Ministro da Economia, Paulo Guedes, para os indivíduos que ficarão de fora do programa é conseguir emprego para elas. Essa, no entanto, é uma promessa que ele garantiu que aconteceria em algumas outras oportunidades. De qualquer forma, agora ele garante que isso vai acontecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.