Auxílio Emergencial: veja como denunciar golpes na Caixa Econômica

De acordo com as informações oficiais, Caixa Econômica Federal tem um canal para que pessoas denunciem golpes do Auxílio Emergencial

De acordo com as informações da Polícia Federal (PF), os golpes envolvendo o Auxílio Emergencial estão crescendo em todo o país neste momento. Isso quer dizer, portanto, que cada vez mais quadrilhas estão conseguindo fazer mais vítimas. São pessoas que normalmente já possuem pouco e que acabam perdendo aquilo que possuem.

Mesmo diante de todas as dicas para evitar se tornar mais uma vítima, uma coisa é fato: qualquer pessoa pode se tornar vítima de um golpe a qualquer momento. Sobretudo em um período em que os indivíduos estão usando muito as redes sociais, o perigo costuma crescer justamente nesta época de desespero pela liberação dos auxílios.

Quem passa por um golpe desses precisa fazer uma denúncia. Isso não garante que a pessoa vai recuperar um dinheiro perdido em caso de roubo. No entanto, isso provavelmente ajuda a fazer com que as autoridades consigam mais dicas para encontrar essas quadrilhas. E assim, isso evita que mais cidadãos acabem caindo nessas fraudes.

Nesta semana, a Caixa Econômica Federal está divulgando que possui um canal para que as pessoas façam essas denúncias. De acordo com o banco, quem passa por essa situação pode explicar o que aconteceu enviando um e-mail para o endereço abuse@caixa.gov.br . Outra opção é tentar ligar para o número 0800 726 01 01. A ligação é gratuita.

A Caixa alerta ainda que não está enviando qualquer tipo de mensagem com links para os usuários do Auxílio Emergencial. De acordo com relatos nas redes sociais, bandidos estariam usando o nome do banco para fazer com que as pessoas cliquem nesse texto. Assim, eles conseguem roubar os dados do cidadão.

SMS do Governo

Nesta semana, o Governo Federal está enviando mensagens para milhares de pessoas. Isso não se trata de um golpe. Mas essa informação pode, de fato, acabar confundindo a cabeça de muita gente.

A boa notícia é que é fácil conseguir identificar a diferença. De acordo com o Ministério da Cidadania, as mensagens do Governo Federal estão sendo enviadas pelos números 28041 e 28042. Se esse não for o caso, é melhor nem responder a mensagem.

A Caixa Econômica Federal também está enviando mensagens pelo aplicativo WhatsApp. Mas nesse caso, os textos estão servindo apenas para informar detalhes do calendário de pagamentos do Auxílio Emergencial. Não há links e muito menos pedidos de informações pessoais.

Dicas para se livrar de golpes

Como dito, qualquer pessoa pode ser vítima de golpes a qualquer momento. De qualquer maneira, existem formas de tentar se proteger ao máximo deles. A própria Polícia Federal (PF) vem divulgando essas dicas.

A primeira delas é prestar atenção na oferta da mensagem. Normalmente os golpes prometem soluções muito vantajosas. É sempre um auxílio muito alto e por um tempo muito longo. Algo que muito dificilmente acontece na vida real.

Outra dica é prestar atenção na pressa do texto. Golpistas normalmente usam termos como “urgente”, “assine logo”, “últimas vagas”. O objetivo é fazer a vítima ficar com medo de perder o projeto e assinar sem antes verificar a informação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.