Auxílio Emergencial: saques da quinta parcela começam nesta quarta, 1

De acordo com o calendário oficial do programa, as liberações dos saques do Auxílio Emergencial começam nesta quarta-feira (1)

A Caixa Econômica Federal está concluindo nesta terça-feira (31) os pagamentos do quinto ciclo do Auxílio Emergencial do Governo Federal. Com isso, eles fecham mais um ciclo de repasses do benefício. No entanto, o banco vai seguir tendo trabalho. Nesta quarta-feira (1), começa oficialmente o período de saques do programa. É o que se sabe.

Na primeira data os usuários informais que nasceram em janeiro poderão ir até um caixa eletrônico e retirar o dinheiro que receberam de forma digital ainda no último dia 20 de agosto. A partir de agora, eles não terão mais limites de possibilidades. Eles poderão fazer o que quiser com essa quantia em espécie.

Essa lógica vale apenas para os informais do programa. Estamos falando de algo em torno de 27 milhões de brasileiros. São aqueles cidadãos que se inscreveram no Auxílio Emergencial através do aplicativo oficial do governo ainda no ano passado. Neste grupo também se inclui aqueles que entraram no projeto através do Cadúnico mas que não fazem parte do Bolsa Família.

Ainda nesta semana, além dos usuários que nasceram em janeiro, outros grupos poderão ir para a agência retirar o dinheiro em questão. Na quinta-feira (2) é a vez daqueles que nasceram em fevereiro e na sexta-feira (3) a semana se conclui com aqueles que fazem aniversário no mês de março.

As liberações dos saques passarão por uma pausa neste próximo final de semana e devem voltar a partir da outra segunda-feira (6). De acordo com o calendário oficial do Auxílio Emergencial, todos os grupos receberão essas liberações até, no máximo, o próximo dia 20 de setembro, data em que os nascidos em dezembro poderão retirar o dinheiro em espécie.

Bolsa Família

Vale sempre lembrar que os usuários do programa Bolsa Família não passam por essa situação. É que de acordo com as regras gerais do Auxílio Emergencial, eles não precisam esperar por uma segunda data para fazer o saque.

Isso porque eles podem sacar o dinheiro do Auxílio Emergencial no exato momento em que recebem da quantia digital. Portanto eles possuem duas opções de movimentações do montante do programa em questão.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, a versão atual do Auxílio Emergencial atende algo em torno de 37 milhões de brasileiros. Destes, cerca de 10 milhões entraram no projeto através do Bolsa Família.

Auxílio Emergencial

De acordo com informações que estão saindo na imprensa, o Governo pode aplicar uma segunda prorrogação no Auxílio Emergencial. Se isso acontecesse, então o programa poderia seguir fazendo pagamentos para além do mês de outubro.

Se isso se confirmar, seria uma ótima notícia para os quase 37 milhões de usuários do programa. Isso porque eles poderiam passar a receber o benefício por mais algum período. Nesses tempos de dificuldade, isso poderia acabar fazendo muita diferença.

Por outro lado, uma possível nova prorrogação seria uma péssima notícia para quem não faz parte do Auxílio Emergencial. Essas pessoas teriam que esperar ainda mais tempo para entrar em um programa novo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.