Auxílio Emergencial: veja quem recebe quinta parcela nesta terça, 31

De acordo com o calendário oficial do programa, mais dois grupos recebem a quinta parcela do Auxílio nesta terça-feira (31)

Mais dois grupos de trabalhadores irão receber a quinta parcela do Auxílio Emergencial nesta terça-feira (31). Estamos falando dos informais que nasceram no mês de dezembro e dos usuários do Bolsa Família que tenham o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 0. O dinheiro está na conta destas pessoas desde as primeiras horas da manhã.

De acordo com a Caixa Econômica Federal esses dois grupos fecham os pagamentos desta quinta parcela do Auxílio Emergencial. Essas pessoas são portanto as últimas a receberem o benefício neste momento. Isto acontece sempre porque naturalmente elas ficam no final da fila do recebimento dos ciclos do programa em questão.

Os usuários do Bolsa Família com NIS terminando em 0 possuem duas opções. A primeira é ir até uma agência e retirar o dinheiro em espécie. É mais ou menos como acontecia no programa original deles. A segunda opção é movimentar o montante do projeto de forma digital através do aplicativo Caixa Tem.

Já os beneficiários informais que nasceram em dezembro só podem mexer no dinheiro de forma digital. Pelo menos neste primeiro momento eles terão que recorrer ao Caixa Tem ou mesmo ao Internet Banking para fazer movimentações. Eles poderão pagar boletos e até realizar algumas compras de maneira online ou presencial.

No caso dos informais que nasceram em dezembro, a possibilidade de saque desta parcela vai acontecer no próximo dia 20 de setembro. Então eles ainda terão que esperar algumas semanas para ter a possibilidade de retirar o montante em espécie. Essa é portanto uma saída para quem não está conseguindo mexer no dinheiro de forma digital.

Prorrogação

Com esses dois pagamentos, a Caixa conclui os repasses do quinto ciclo do Auxílio Emergencial. De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 37 milhões de brasileiros são usuários do programa em questão. Agora restam apenas mais duas liberações para o final do projeto.

A ideia inicial do Governo Federal era pagar esse auxílio entre os meses de abril e julho. No entanto, a situação da pandemia do novo coronavírus no país acabou fazendo o poder executivo mudar de ideia quanto a isso. Eles decidiram pagar mais três meses de projeto.

Com a mudança, o Auxílio Emergencial deverá seguir fazendo repasses até o próximo mês de outubro. O Ministro da Economia, Paulo Guedes, no entanto, disse que existe a possibilidade de uma nova prorrogação caso a pandemia não passe por uma melhora nos próximos meses.

Saques do Auxílio

Depois de concluir todos os repasses desse quinto ciclo de pagamentos, a Caixa Econômica Federal vai passar a focar no calendário de saques. Este é portanto o momento em que eles irão começar a fazer as liberações das retiradas do dinheiro em espécie para milhões de usuários.

E esse período de saques começa exatamente nesta quarta-feira (1). Nesta data, os informais que nasceram no mês de janeiro terão a oportunidade de sacar a quantia da quinta parcela do benefício. Pelo menos é o que se espera que aconteça.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o Auxílio Emergencial do Governo Federal está pagando parcelas que variam entre R$ 150 e R$ 375 a depender do público que está recebendo o benefício. A grande maioria recebe esse patamar menor de pagamentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.