Auxílio Emergencial pode voltar se nova variante da Covid atingir Brasil, diz Governo

De acordo com membros do Ministério da Economia, nova cepa da Covid-19 pode fazer Governo retomar Auxílio Emergencial

O Governo Federal está monitorando neste momento o avanço da contaminação dos cidadãos pela nova cepa da Covid-19. Estamos falando da ômicron, que está colocando vários cientistas ao redor do mundo em alerta. O que pouca gente sabe é que isso pode acabar influenciando o Auxílio Emergencial.

Esse programa chegou oficialmente ao fim ainda no final do último mês de outubro. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável por esses pagamentos, cerca de 39 milhões de brasileiros chegaram a receber pelo menos uma parcela deste benefício somente este ano.

Agora, com o fim do programa, estima-se que a grande maioria dessas pessoas esteja sem nenhum benefício do Governo Federal neste momento. O fato, no entanto, é que o Auxílio Emergencial pode voltar caso o avanço da nova variante da Covid-19 acabe resultando em mais internações e mais fechamentos de serviços.

Para quem não lembra, o Auxílio Emergencial nasceu justamente com o objetivo de ajudar os informais que não estavam conseguindo trabalhar por causa desses fechamentos ainda em 2020. Com a reabertura de uma série de trabalhos este ano, o Governo Federal achou melhor não continuar com os pagamentos.

Em conversas com jornalistas da revista Istoé, membros do Ministério da Economia disseram que estão monitorando a situação e não descartam o retorno do Auxílio Emergencial. Mas deixaram claro que isso só vai acontecer mesmo se a pandemia passar por uma piora nas próximas semanas.

Situação de momento

Até este momento, aliás, pouco se sabe sobre essa variante ômicron. Analistas ainda estão tentando descobrir mais informações sobre ela. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificou como uma situação preocupante.

Analistas também dizem que novos estudos estão sendo realizados. Ainda não dá para saber, por exemplo, se essa nova variante tem o poder de ser resistente contra as vacinas. Vale lembrar ainda que o Brasil é um dos países mais avançados do mundo no processo de vacinação.

No país, ainda não há registros de casos desta variante. Até a publicação deste artigo, o Governo estava monitorando algumas suspeitas. Membros do Ministério da Economia, aliás, dizem que estão de olho nos números dos estados do Norte. É que normalmente os aumentos de casos começam por lá.

Auxílio Brasil não atende todo mundo

Para além da questão da variante, tem muita gente pedindo o retorno do Auxílio Emergencial por outros motivos. Isso porque essas pessoas dizem que a situação segue muito difícil mesmo com a reabertura dos principais serviços.

Estes brasileiros, aliás, alegam que viver no país não está sendo uma tarefa fácil. Eles afirmam que alta da inflação está fazendo tudo ficar mais caro. Há elevação nos preços do combustível, da cesta básica, da conta de luz e até do botijão de gás.

O Governo Federal, no entanto, segue firme com a ideia de que o país só vai retomar os pagamentos do Auxílio Emergencial caso novos fechamentos aconteçam. Agora é esperar para ver o que vai acontecer de fato. Tudo pode mudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.