Auxílio Emergencial: Guedes pede vacina a todos os beneficiários

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na segunda-feira (22), que o governo tem a obrigação de vacinar, nos próximos quatro meses, todos os 38 milhões de brasileiros que receberão a parcelas do novo auxílio emergencial. Ainda, de acordo com Guedes, essas pessoas precisam sair para trabalhar, mesmo recebendo o benefício.

Em sua declaração, Guedes admitiu que, as arrecadações até fevereiro trouxeram um resultado positivo.  No entanto, com as restrições sociais aderidas em várias regiões do país, essa marca deve despencar. “Com o recrudescimento da pandemia, nós devemos sofrer algum impacto no mês de abril”, declarou o ministro.

“Quero dar ênfase para a necessidade de vacinação em massa. Está muito claro hoje que o desemprego, a recessão de hoje, teve uma focalização muito grande particularmente nos mais vulneráveis, os 38 milhões de brasileiros que ganham seu pão, seu dia a dia, literalmente a cada dia”, comentou o ministro referente ao resultado da arrecadação de fevereiro.

De acordo com o  ministro, a vacinação contra o coronavírus precisa ser acelerada ao máximo, pois os trabalhadores, principalmente informais, precisam voltar as suas atividades em segurança.

“Particularmente, esses mais vulneráveis não podem ficar em casa, no isolamento social, tendo sua sobrevivência garantida. Mesmo a gente fornecendo auxílio emergencial, são as famílias mais frágeis. Eles têm às vezes 8, 9, 10 pessoas em habitações muitas vezes de só um cômodo, e são pessoas que querem trabalhar e precisam trabalhar, eles pedem para trabalhar”, diz.

Conforme as palavras do ministro, existe uma “assimetria de informação” entre as populações de alta, média e baixa renda. Nota-se que, as pessoas com condições mais favoráveis conseguem se manter muito bem diante as medidas de distanciamento social, enquanto os cidadãos vulneráveis “têm um desejo desesperado pelo trabalho”, por esse motivo, a vacinação em massa aos comtemplados do benefício deve ser adiantada.

“Mesmo com a cobertura que vamos estender, mais do que nunca, temos que evitar a crueldade do dilema que é: ou fica em casa com dificuldades para manutenção da sua sobrevivência pessoal, ou vão sair arriscado a perder a vida pela covid. Então, a vacinação em massa tem que ser acelerada ao máximo para garantir a chance de sobrevivência e o retorno seguro ao trabalho, principalmente para as camadas mais vulneráveis”, argumentou o ministro.

Arrecadação

Paulo Guedes agraciou o resultado da arrecadação de fevereiro, que bateu um recorde e R$ 127,74 bilhões. “Foi não só o melhor desempenho em toda a série histórica, mas também em todo o bimestre. A arrecadação é um recorde histórico desde o ano 2000, quando teve início à série”, informou o ministro com apresentação dos cálculos.

Segundo os números corrigidos pela inflação através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em fevereiro a arrecadação federal registrou um acréscimo de 4,3% em relação ao mesmo mês em 2020. Nestes primeiros meses do ano, o avanço da arrecadação foi de 0,81% acima da inflação, finalizando em R$ 307,96 bilhões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.