3 documentários indispensáveis sobre Educação

Devido às limitações impostas pela pandemia da covid-19, a educação é um dos temas centrais do momento e vem causando preocupação ao redor do mundo. Milhões de estudantes tiveram sua educação afetada pela imposição do ensino remoto com o fechamento das escolas.

Desse modo, o tema tem sido posto em debate por especialistas da área e exigido um grande esforço por parte dos governantes. Pensando nisso, apresentamos abaixo três filmes para refletir sobre a educação e os seus desafios. Confira!

Carregadoras de Sonhos

Em primeiro lugar, apresentamos um filme de 2009 que tem como foco os desafios da educação no Brasil. Por meio das histórias de quatro docentes, o longa mostra o dia a dia dos profissionais da educação no interior de Sergipe. Nesse sentido, por meio de um olhar poético, a rotina das professoras permite uma análise sobre a precariedade e os problemas estruturais do sistema educacional no país.

Educação Americana – Fraude e Privilégio

Lançada pela Netflix há pouco tempo, essa obra aborda um sistema de corrupção nas universidades dos EUA. Nesse sentido, retrata um grande escândalo de compras de vagas nas universidades mais prestigiadas do país. O escândalo, que explodiu em 2019, envolve o nome de diversas figuras importantes, principalmente de figuras públicas. Assim, a obra expõe uma realidade na qual famílias ricas pagam subornos para garantir que seus filhos consigam vagas independentemente do seu desempenho nos exames de admissão.

A Educação Proibida

Por fim, no filme A Educação Proibida, é possível ver como é a educação em diversos países. O longa retrata 45 experiências educativas bem diferentes dos padrões educacionais tradicionais. Ao todo, o documentário ouviu pessoas de oito países em 90 com diferentes vivências. Assim, por meio dessas experiências, o filme nos leva a pensar sobre as falhas do modelo tradicional e sobre as possíveis rotas para o ensino.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Raquel de Queiroz: vida e principais obras.

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.