Auxílio emergencial: Governo sinaliza que fará nova liberação em 2022. Veja quem recebe

Depois da pressão de alguns setores da sociedade, Governo Federal sinaliza que poderá pagar mais um lote do Auxílio Emergencial

O Governo deve realizar o pagamento de mais um lote do Auxílio Emergencial já nos próximos dias. Segundo informações de membros da Defensoria Pública da União (DPU) e de organizações que pressionam pela construção de uma renda básica universal, o Governo sinalizou que fará mais uma liberação do benefício.

Oficialmente, o poder executivo ainda não confirma a informação. Na última segunda-feira (16), membros de vários grupos sociais se reuniram com integrantes do Ministério da Cidadania para tentar chegar a um acordo pela nova liberação. A pasta teria se comprometido a liberar mais um lote do dinheiro do programa.

Em 2020, o Congresso Nacional decidiu que o Governo Federal deveria pagar a cota dupla do Auxílio Emergencial para todos os pais e mães solteiras. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu vetar o direito para os homens, e deixar apenas para as mulheres. Assim, apenas elas conseguiram receber R$ 1,2 mil por mês.

Em 2021, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente para os pais solteiros. Assim, o Governo passou a ter a obrigação de pagar a diferença para os homens. O Ministério da Cidadania garante que milhares de homens já receberam a diferença no último mês de janeiro deste ano de 2022.

No entanto, alguns pais solteiros afirmam não ter recebido nada neste último lote. Desse modo, eles seguem pressionando pelo dinheiro do retroativo do benefício. É justamente o montante que o Governo Federal deverá liberar em mais um lote nos próximos dias. Ainda não há previsão de uma data para os repasses.

Quem pode receber retroativo do Auxílio

Embora ainda não confirme oficialmente os novos pagamentos, já é possível traçar o grupo que poderá receber a nova leva. A ideia é liberar o dinheiro para os homens solteiros que receberam apenas R$ 600 por mês nas primeiras liberações do ano de 2020.

O grupo não inclui os homens que já receberam os valores este ano. Como dito, o Governo Federal já realizou a liberação do retroativo do Auxílio Emergencial em janeiro. Quem recebeu no momento, não receberá novamente.

Mães solteiras não estão no grupo alvo de recebimentos do novo retroativo. O Palácio do Planalto indica que as mulheres já puderam receber a cota dobrada do Auxílio Emergencial ainda no início do ano de 2020.

Caso você seja uma mulher solteira e não tenha recebido os valores dobrados do Auxílio Emergencial, a dica é entrar em contato com a Defensoria Pública da União (DPU) para tentar acionar a Justiça e solicitar o recebimento da diferença agora.

Cadúnico

Não é preciso entrar no Cadúnico para ter uma chance de receber o retroativo do Auxílio Emergencial. Segundo o Governo Federal, em 2020, os pagamentos foram feitos também para as pessoas que se inscreveram por aplicativos.

Assim, existem casos de homens que não estão no Cadúnico e que ainda assim poderão receber o retroativo do Auxílio Emergencial. O Governo Federal deverá divulgar novas informações sobre o assunto nos próximos dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.