5 formas de deixar sua empresa organizada

Aprenda a organizar seu local de trabalho e tenha mais disposição para fazer as tarefas

Um negócio que se destaca e tem sucesso, com certeza é por ser uma empresa organizada. Assim, a organização é o ingrediente secreto para que tudo funcione sem problemas. Além disso, ter essa otimização do trabalho pode aumentar os lucros do seu negócio.

Deixar sua empresa organizada -- Reprodução Canva
Deixar sua empresa organizada — Reprodução Canva

Seja para quem atua internamente na empresa ou para quem trabalha no modelo home office, fato é que a organização é algo primordial. Isso porque, ela garante que o trabalho flua de forma mais produtiva, eficiente e segura.

Mas, nem sempre é fácil tornar uma empresa organizada e manter tudo em ordem.

Se você quer aprender formas de melhorar o desempenho, ter as tarefas em dia e ainda ficar por dentro de tudo que acontece no seu negócio, então esse artigo vai ser muito útil! 

Confira 5 dicas para organizar a sua empresa

A seguir, separamos 5 dicas mais para você quem quer ter um negócio muito mais organizado.

1. Defina as prioridades 

Você sabia que, uma das maiores causas de distração que podem atrapalhar a organização do trabalho, é justamente mais trabalho? 

Ao começar outra tarefa, você condiciona o seu cérebro a achar que está agindo corretamente e, com isso, não retoma a atividade que deixou incompleta.

Assim, essa prática acaba por se tornar uma forma de procrastinação. E a procrastinação leva à desorganização.

Por isso, é extremamente importante definir quais são suas prioridades, seja no dia, na semana ou no mês. Comece a organizar sua empresa definindo quais tarefas merecem mais atenção e quais podem ficar em segundo plano.

Não deixe de incluir na sua lista de prioridades possíveis eventualidades. Dessa forma, se algo urgente demandar sua atenção, você não estará despreparado.

2. Dê você o exemplo de organização

Você não pode esperar organização se também faz muita bagunça. As pessoas seguem exemplos, especialmente de seus superiores. Por isso, é fundamental ser alguém cuja organização possa ser repetida pelos funcionários.

Uma empresa é formada por pessoas e, para que o negócio se mantenha organizado, todas elas precisam colaborar.

A sua organização deve estar presente em todas as etapas, desde tarefas diárias aos grandes compromissos a longo prazo.

3. Preze pela boa comunicação 

Uma empresa desorganizada costuma uma comunicação confusa ou insuficiente entre os seus colaboradores. 

A qualidade da comunicação é a fórmula do sucesso em empresas bem-sucedidas. Por isso, ao se comunicar, é preciso ser claro e direto, a fim de evitar conflitos gerados pela má interpretação de uma ordem ou até mesmo de uma conversa. 

Por isso, incentive os seus funcionários a manterem uma comunicação sem obstáculos e o mais aberta possível.

4. Cumpra os prazos

Os prazos são como o coração da empresa, por isso, nada irá funcionar se prazos não forem cumpridos! Além disso, completar suas tarefas te deixará mais seguro, em caso de imprevistos.

Assim, seja coerente, estabeleça prazos de acordo com a quantidade de trabalho e a capacidade de entrega por parte de cada funcionário. Do contrário, as chances de a meta não ser cumprida são grandes. 

Portanto, estabeleça prazos reais, baseados nos critérios que você definir, como importância e urgência, por exemplo. 

Fazendo isso, você conseguirá cumprir os prazos, assim como seus funcionários.

5. Pare de usar papel

Ao diminuir o uso do papel na sua empresa, ela ficará mais limpa e com certeza mais organizada. Além disso, você estará prezando pela sustentabilidade no seu ambiente de trabalho.

Mas, como eliminar o papel? A dica é reduzir as pastas que com arquivos físicos, digitalizando todos os documentos que são importantes. A melhor forma de você armazenar seus arquivos no computador é transferir para o online, onde é possível acessar de qualquer lugar.

Dessa forma, os documentos deixam de ocupar espaço físico dentro da sua empresa e ficam mais seguros.

Não podemos deixar de falar sobre a importância da organização virtual. Sendo assim, não deixe de nomear os arquivos e também as pastas onde eles se encontram. Essa inciativa garante uma rotina de trabalho mais prática e organizada, principalmente em pequenas empresas.

E, já tinha pensado em fazer aplicar essas ações no seu negócio? 

São todas dicas básicas, claro. Isso significa que, apesar de existirem muitas outras, essas com certeza vão possibilitar que você teste outros métodos para alcançar a organização que você deseja.

Dessa forma, defina muito bem suas prioridades, seja exemplo de organização, mantenha uma boa comunicação com os seus funcionários, fique atento aos prazos e dê adeus ao papel. 

Seguindo essas 5 dicas, você já estará no caminho de ter uma empresa mais organizada e, com isso, mas lucrativa.

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