Auxílio Emergencial: calendário do programa chega na última semana

De acordo com informações oficiais, esta é a última semana do calendário oficial do Auxílio Emergencial do Governo Federal

O Auxílio Emergencial entra oficialmente na sua última semana de liberações. Pelo menos é isso o que mostra o calendário oficial do programa em questão. De acordo com as informações oficiais, nos próximos dias, os últimos grupos irão receber o direito de ir pegar o dinheiro em espécie na boca do caixa.

Nesta segunda-feira (15), o calendário oficial do programa em questão está dando uma espécie de pausa. Isso está acontecendo por causa do feriado da Proclamação da República. De qualquer forma, as liberações dos saques deverão seguir já a partir desta terça-feira (16).

Segundo o calendário oficial do programa, este vai ser o dia em que os usuários nascidos no mês de setembro. De acordo com a Caixa Econômica Federal, essa liberação do saque vai estar disponível já desde as primeiras horas da manhã. Na quarta-feira (17) vai ser a vez daqueles que fazem aniversário no mês de outubro.

Aliás, o calendário segue com a liberação do saque para os nascidos em novembro na quinta-feira (18). E aí a expectativa é que a última liberação aconteça mesmo na sexta-feira (19). Pelo menos é isso o que se sabe até aqui. Depois disso, o Auxílio Emergencial vai chegar ao fim oficialmente.

Para quem não sabe, esse é um programa que trabalha com dois calendários. O primeiro é o da liberação do dinheiro e o segundo é o da permissão para os saques. Todos os usuários já pegaram a sétima parcela do benefício. Agora todos estão ganhando o direito de pegar essa quantia através da boca do caixa.

Auxílio Emergencial vai ser prorrogado?

Neste sentido, aliás, muita gente vem perguntando se o Auxílio Emergencial vai mesmo ser prorrogado ou não. É que, como dito, nós estamos entrando na última semana do benefício em questão. Então o tempo para que o Governo tome uma decisão sobre isso está acabando.

Oficialmente o que se sabe agora é que o programa não vai ser prorrogado. A avaliação dentro do Palácio do Planalto é que esses informais já podem voltar a procurar empregos e rendas, já que a vacinação está avançando e a retomada dos serviços também.

De qualquer forma, essa ainda não é uma questão fechada. Caso a PEC dos Precatórios não passe pelo Senado Federal, é possível que uma prorrogação do Auxílio Emergencial volte a ser tema dentro do Governo Federal.

Novo Bolsa Família

O que se sabe mesmo é que o Palácio do Planalto deve começar os pagamentos do seu novo Bolsa Família dentro de mais alguns dias. O primeiro repasse do Auxílio Brasil deve acontecer já no próximo dia 17.

Em outubro, o Bolsa Família chegou ao fim fazendo pagamentos para cerca de 14,6 milhões de brasileiros. São pessoas que estavam recebendo uma média de R$ 189 por mês. A ideia é subir isso para um patamar mínimo de R$ 400.

O número de usuários também deve subir para a casa dos 17 milhões. Para se ter uma ideia, o Auxílio Emergencial estava atendendo cerca de 35 milhões. Então dá para dizer que muita gente vai acabar ficando de fora do benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.