Auxílio Emergencial: calendário da 2ª parcela acaba nesta quinta-feira, 17

A Caixa Econômica Federal termina oficialmente nesta quinta-feira (17) o calendário oficial de pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial. Nesta data, os informais que nasceram no mês de dezembro poderão sacar o dinheiro desse 2º ciclo.

Essas pessoas podiam movimentar essas quantias por meio do aplicativo Caixa Tem. Para eles, esse pagamento da segunda parcela está na conta desde o último dia 30 de maio. No entanto, muitos preferiram esperar para pegar o dinheiro vivo nas agências.

Além disso, vale lembrar que muita gente deste grupo não tem acesso à internet de qualidade. Assim, eles não estão usando o Caixa Tem. E isso não acontece por opção, e sim por uma impossibilidade. Esses cidadãos só conseguirão tirar esse dinheiro nesta quinta (17) mesmo.

Vale lembrar também que a Caixa inaugurou os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial ainda no último dia 16 de maio. Então estamos falando de um mês de repasses que pegam o período da liberação do dinheiro e da liberação dos saques.

Oficialmente falando, o que se sabe é que o Auxílio Emergencial terá ainda mais dois pagamentos. Assim, o programa deverá chegar ao fim no próximo mês de julho. Isso quer dizer portanto que o projeto acabou de passar exatamente pela sua metade.

Novo calendário

Esta quinta-feira (17) é um dia importante para o Auxílio Emergencial do Governo Federal. É que além de marcar o fim dos pagamentos da segunda parcela, ela também marca o início dos repasses do terceiro ciclo. Pelo menos é isso o que diz o calendário oficial.

De acordo com a Caixa Econômica, os usuários do Bolsa Família que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1 podem retirar o dinheiro. No caso deles, eles podem fazer isso nas agências ou ainda podem optar por movimentar a quantia através do Caixa Tem.

Os informais começam a receber essa terceira parcela na sexta-feira (18). Como de costume, quem começa retirando esse dinheiro são as pessoas que nasceram no mês de janeiro. É preciso ficar atento porque a Caixa antecipou os pagamentos para este grupo.

Prorrogação do Auxílio

Como dito, o Auxílio Emergencial do Governo Federal deve chegar ao fim no próximo mês de julho. No entanto, isso é o que a regra geral atual diz. O Palácio do Planalto deve mudar isso a qualquer momento. Pelo menos foi  o que disse o Ministro da Economia, Paulo Guedes.

De acordo com ele, o país deve ganhar mais dois ou três meses de prorrogação do Auxílio. Ainda há dúvidas sobre questões como os valores do benefício e a quantidade de pessoas que irão recebê-lo durante esses meses adicionais. No entanto, o próprio Presidente Jair Bolsonaro concordou com essa prorrogação.

Há alguns dias, o chefe do executivo criticou duramente os cidadãos que estavam pedindo por mais pagamentos do Auxílio. Entre outras coisas, ele pediu para que esses brasileiros tirassem um empréstimo em um banco se precisassem de dinheiro neste momento. A declaração acabou gerando muita polêmica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.